Como mudar a ração do cachorro sem prejudicar a saúde dele

Você sabia que pode mudar o alimento que seu animal de estimação come, e não lhe fazer mal? É verdade! Veja, a maioria dos alimentos para animais de estimação são criados para atender às necessidades nutricionais específicas dos animais que os consomem.

Também é verdade que a maioria das empresas de alimentos para animais de estimação gasta muito dinheiro desenvolvendo seus produtos para garantir que os ingredientes sejam equilibrados e forneçam tudo o que seu animal precisa.

Entretanto, nem todos os alimentos para animais de estimação são criados de forma igual. Algumas são melhores para a saúde de seu animal de estimação e outras não. A boa notícia é que você pode mudar a comida de seu animal de estimação e não prejudicá-lo. Continue lendo para saber como.

Qual é a diferença entre um alimento úmido e um alimento seco?

Como os humanos, cães e gatos são omnívoros. Eles podem comer tanto alimentos vegetais quanto animais. Entretanto, a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA) recomenda que cães e gatos só comam alimentos à base de animais. Isto porque uma dieta onívora pode ser difícil para estes animais de digerir.

Os alimentos de origem animal são divididos em duas categorias: úmidos e secos. Ambas podem ser dadas ao seu animal de estimação, mas você vai querer ter certeza de que sabe a diferença entre as duas.

Um alimento úmido é o que parece – é um alimento que é embalado com água. A água ajuda a hidratar seu animal de estimação e a satisfazer suas necessidades nutricionais. O alimento úmido é frequentemente rico em proteínas, pobre em fibras e não contém carboidratos.

Um alimento seco é o oposto completo – é embalado com calorias, gorduras e carboidratos. É por isso que seu animal de estimação armazenará gordura em seu corpo se ele comer muito dela.

Há também um terceiro tipo de ração chamada alimento semi-úmido. Este é um alimento que é embalado com calorias, gorduras e proteínas e fornece ao seu animal todos os nutrientes que ele precisa para manter sua saúde.

Por que mudar a comida de seu animal de estimação?

Há muitos benefícios em mudar a comida de seu animal de estimação. É importante mudar o alimento de seu animal regularmente para garantir que ele receba a nutrição de que precisa.

Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais você deve mudar a comida de seu animal regularmente:

  • Um novo alimento dá ao seu animal novos nutrientes — seu sistema terá o poder de absorvê-los mais facilmente
  • Animais que comem o mesmo alimento a cada duas semanas se acostumarão rapidamente ao seu sabor e não estarão mais interessados em comê-lo.
  • Os alimentos que se estragaram vão se estragar para todos — mesmo que você não possa cheirá-los
  • Seu animal de estimação comerá mais rápido com um novo alimento;
  • Seu animal de estimação terá menos probabilidade de ficar doente por comer o mesmo alimento se não for apetitoso.

É seguro mudar a comida do meu animal de estimação?

Absolutamente! Não há motivo para ter medo de mudar a comida de seu animal de estimação. Enquanto a maioria dos alimentos para animais de estimação são especialmente formulados para atender às necessidades específicas de cada animal, mudar para um alimento diferente não significa que você tenha mudado de repente seu cão ou gato para uma dieta totalmente nova.

Tudo o que você está fazendo é trocar um tipo de alimento por outro. Você pode continuar oferecendo ao seu animal o mesmo alimento saudável, e ele ainda estará recebendo os nutrientes que precisa.

Conclusão

Mudar a comida de seu animal de estimação não é tão assustador quanto você possa pensar. É um processo simples que você mesmo pode fazer, e não exigirá mais esforço de sua parte do que trocar o prato em seu próprio prato.

Trocando o alimento antigo de seu animal por um novo alimento, você está garantindo que ele obtenha os nutrientes de que precisa. Você também pode relaxar sabendo que não está prejudicando seu animal de estimação de forma alguma.

Deixe um comentário