Idade dos cachorros. Como calcular a idade e como ela afeta a saúde dos cães.

Reza a lenda popular que os cães envelhecem sete anos para cada ano do calendário. Na verdade, o envelhecimento canino é muito mais rápido durante os dois primeiros anos de vida. Após os primeiros dois anos, a relação se estabelece em 5 por 1 para raças pequenas e médias. Já para raças de grande porte, a taxa é de 6 por 1, e para raças gigantes, de 7 por 1.

Assim, aos 10 anos, a idade de um cão dinamarquês será de 80 anos, enquanto a de um pug será de apenas 64 anos.

Use esta tabela para calcular a idade do seu cão
idade dos cachorros em relação aos humanos

Como saber a idade de um cão

Se você adotou em um peludo com idade desconhecida, existem algumas maneiras de descobrir quantos anos ele tem. Confira as dicas:

1. Dentes: os cães geralmente têm os dentes permanentes por volta do sétimo mês de vida. Se você encontrar com um cachorro com dentes brancos, brilhantes e limpos, provavelmente ele terá cerca de um ano de idade. Quando já estão mais amarelados, o cão poderá ter entre um ou dois anos. Se o cão apresentar uma leve formação de tártaro pode significar que ele tenha entre três e cinco anos. A falta de dentes ou desgaste severo geralmente significa que o cão é um veterano.

2. Tônus muscular: cachorros mais jovens são mais propensos a ter uma maior definição muscular. Por causa das atividades e exercícios reduzidos, os mais velhos geralmente não apresentam tanta musculatura ou estão acima do peso.

3. Pelagem: um cão mais jovem geralmente tem a pelagem macia e fina, enquanto que um cão mais velho tende a ter pelos mais espessos e grossos (e às vezes mais oleosos). Além disso, o cachorro pode apresentar manchas cinzas ou brancas, especialmente em torno do focinho.

4. Olhos: brilhantes e claros indicam cães ainda jovens. Já a aparência nebulosa e opaca, significa que o cão é mais velho.

Cães idosos

A idade em que um cão pode ser considerado idoso varia muito entre as raças. Como você viu na tabela acima, quanto maior o cão, mais rápido ele envelhece.

Uma das melhores maneiras de prolongar a vida e melhorar o desempenho de um cachorro idoso é regular cuidadosamente sua ingestão de alimentos. Alguns cachorros mais velhos fazem menos exercícios e, portanto, precisa de menos calorias.

Além disso, a idade reduz a sua capacidade de digerir e absorver nutrientes e por isso, é muito importante oferecer para eles alimentos de alta qualidade especialmente formulados para as suas necessidades.

Como a idade afeta a saude dos cães?

O tempo é implacável, de câncer a artrite e diabetes, os cães sofrem de muitos problemas parecidos com os nossos na terceira idade. Pensando nisso, compreender como trabalha o organismo de um cachorro idoso é fundamental para uma plena prevenção.

É bom lembrar que cachorros não envelhecem da mesma forma. Cachorros de porte gigante são considerados idosos a partir do oitavo ano de vida, enquanto os pequenos só serão considerados na terceira idade com nove anos. Com a idade o sistema nervoso fica mais lento. As sinapses desaceleram e os seus sentidos não são assim tão receptivos.

Veja alguns sintomas da velhice nos cães:

Audição

A perda auditiva ocorre naturalmente em cães idosos. A degeneração e doenças no seu interior são comuns e podem causar tontura ou perda de equilíbrio.

Em algumas raças o pelo cresce dentro do ouvido podendo abafar os sons, emaranhar, além de causar um acumulo de cera prejudicando sua audição.

Raças com orelhas que cobrem o ouvido tem pré-disposição para desenvolvimentos de fungos.
Golden Cego

Visão

Cães idosos tem pré-disposição para uma doença chamada de esclerose nuclear que apesar de causar uma aparecia de “olho nublado” não necessariamente irá afetar a sua visão em si. No entanto, eles podem perder a capacidade de acomodação visual, ou seja, a capacidade de focar objetos.

Outros problemas relacionados a visão incluem a competência de enxergar no escuro, catarata, glaucoma e degeneração da retina. Veja como cuidar dos olhos do seu cachorro

Olfato

Os cachorros têm em seu nariz um órgão sensorial altamente desenvolvido e uma grande área do cérebro canino é dedicado a esse sentido. Tumores e pólipos no nariz pode enfraquece-lo, que degenera consideravelmente em cães idosos.

Disfunção Cognitiva Canina

Às vezes, a degeneração do sistema nervoso é extrema o suficiente para afetar a qualidade de vida dos cães e a maneira como o animal se relaciona com sua família.

Semelhante à doença de Alzheimer em humanos – pode manifestar-se de muitas maneiras. Estes incluem diminuição da interação com a família; desorientação, confusão, olhar para o espaço; sono e atividade padrões anormais, tais como a estimulação; diminuição da atenção; capacidade de andar em escadas reduzida; deficiência auditiva aparente; ou lapsos de obediência.

Pesquise mais sobre problemas neurológicos em cães

Respiração

A capacidade pulmonar dos cães diminui gradativamente com a chegada da terceira idade e alergias podem se tornar mais comuns.

É bom lembrar que os cães não usam os pulmões apenas para a respiração. Os cachorros o usam também para o resfriamento evaporativo.

Pugs e outros cães de nariz curto de todas as idades são particularmente propensas a angústia respiratória em ambientes quentes e poluídos.

Coração e circulação

Cães desenvolvem doenças cardíacas, porém ataques cardíacos são raros. Sopros cardíacos, indicando doença valvar cardíaca progressiva podem ocorrer em alguns cães idosos. Veja mais em: Problemas Cardíacos em cães

Esqueleto, articulações e músculos

Assim como nós, na terceira idade dos cães tudo dói. Causada por desgaste na cartilagem que liga os ossos e articulações, a artrite afeta um em cada cinco cães.

A criação seletiva alterou a estrutura em alguns e eles tendem a doença óssea. Além do mais, as vértebras – os ossos que protegem a medula espinhal – podem deteriorar-se e colidir com bainha dos nervos, causando complicações que vão desde dor, claudicação à paralisia.

Raças, como dachshunds e basset hounds, frequentemente apresentam hérnias discais.

Sistema digestivo

Estômagos que não toleram certos alimentos e intestinos que não conseguem absorver os nutrientes são comuns em cães idosos. Os sinais de problemas incluem diarreia, vômito e flatulência.

A constipação é uma outra doença gastrointestinal comum. Sacos anais também se tornam mais susceptíveis a infecção ou bloqueio.

A obesidade deve ser controlada com um alto teor de fibras de baixa caloria, ou seja, uma dieta sênior. Cães acima do peso também são candidatos prováveis ​​para diabetes.

Pesquise mais sobre como resolver problemas digestivos no seu cachorro.

Rins e bexiga

Os rins são um dos primeiros órgãos a se desgastar em cães. À medida que a bexiga perde elasticidade, o animal pode ficar incontinente.

Diabete não controlada pode resultar em micção frequente na meia-idade para cães mais velhos. Dor ao urinar, aumento ou diminuição da urina pode ser sinal de insuficiência renal, lesão na coluna vertebral ou várias infecções.

Se o seu cachorro mostra qualquer um destes sinais, leve-o ao veterinário imediatamente.

Hormônios e glândulas

As glândulas do sistema endócrino produzem hormônios que regulam o metabolismo e coordenam a resposta imunológica e outras funções vitais. Uma disfunção hormonal afeta todo o organismo.

Condições, tais como letargia, fraqueza muscular, artrite, pele seca, hipertensão e problemas cardíacos podem surgir.

Diabetes ocorrem quando o pâncreas não consegue produzir um nível adequado de insulina ou quando os receptores de insulina não funcionam. Neste caso, o pâncreas ainda segrega insulina, mas de forma ineficaz.

Sistema reprodutivo

Cerca de 60 e 80 por cento dos cães machos não castrados com idade acima de 8 anos vão desenvolver próstata aumentada. Eles também são propensos a cancro testicular. Mais velhas, as fêmeas são propensas a infecções uterinas, câncer de ovário e cistos ovarianos.

Fêmeas idosas que engravidam têm problemas de saúde significativos associados com a gravidez. Cães fêmeas têm maior chance de desenvolver câncer de mama se são esterilizados antes de atingirem a maturidade sexual.

Gostou do conteúdo? Ele foi útil para você? Me conte nos comentários.

Deixe um comentário