Como acabar com as pulgas

Se não controladas as pulgas causam irritação e consequentemente reações alérgicas fortes em cachorros mais sensíveis. Não é difícil perceber quando o nosso melhor amigo está com problemas. Ele normalmente fica mais irritadiço a sua pele apresenta pontos vermelhos além de se coçarem e morderem. As pulgas se alimentam do sangue do animal 1 vez ao dia durante 15 min.

Diferentemente dos mosquitos quando só a fêmea suga o sangue do hospedeiro, os machos também o fazem. Assim com o sangue uma pulga consegue colocar 20 a 28 ovos por dia. Por isso não é de se estranhar uma infestação se espalhar tão rapidamente.

Ciclo de vida das pulgas

Incubação

A incubação do ovo até a forma de larva varia dependendo de diversos fatores como temperatura, umidade do ambiente e espécie da pulga. O tempo pode variar de 10 a aproximadamente 200 dias. O banho é muito importante porque o alimento da larva consiste em fezes de pulgas adultas e substâncias orgânicas.

O alimento da larva consiste em substâncias orgânicas secas e fezes das pulgas adultas.

No seguimento da sua formação, a pulga passa pelo estágio pupal. A pupa desenvolve-se dentro de um casulo e também é influenciado pela temperatura do ambiente sendo que os ambientes mais quentes aceleram o processo de desenvolvimento.

A relação de duração do do desenvolvimento até virar uma pulga adulta é de 1 mês para o verão e vários para o inverno. Se o seu ambiente é seco e alto comemore porque essas condições encurtam a vida dela.

As pulgas adultas passam a maior parte do seu tempo no animal. Só em casos de super infestação elas começam a procurar outros hospedeiros, como o homem.

Como controlar as pulgas?

De nada adianta controlar a pulga adulta sem matar as larvas. Estima-se que a cada 1 pulga vista 10 estejam se desenvolvendo, portanto temos que tratar o ambiente também.

Atualmente existem no mercado medicamentos para o controle que devem ser usados 1 vez ao mês tais como Frontline e o Advantage.

Advantage
Produto da Bayer, atua no sistema nervoso da pulga. É um líquido que se aplica na pele do animal. Mata pelo contato, já que não é absorvido pelo organismo do animal. É repelente e inseticida. É solúvel em água, portanto sai no banho.

Frontline
Semelhante ao Advantage, mas não é solúvel em água. Pode ser usado em filhotes com mais de 8 semanas, cães e gatos. Também só mata a forma adulta da pulga.

Program
É um anticoncepcional para pulgas, a base de lufenuron que ataca as pulgas no seu estágio jovem, impedindo o seu desenvolvimento e amadurecimento. O Lufenuron é um inibidor da quitina, substância formadora do corpo e ovos dos insetos. Não faz mal aos animais, porque não é absorvido pelo seu organismo e também porque mamíferos não utilizam quitina. Como não é um inseticida não expõe os animais e a família a um produto perigoso.

Toda vez que a pulga picar o animal, irá ingerir sangue com a droga e esta irá afetar os seus ovos, tornando-os estéreis. Como esses ovos não irão incubar, o ciclo de vida da pulga é quebrado, protegendo o animal e a casa de reinfestações.

Se a casa já tiver pulgas quando começar o tratamento com Program, as larvas e ovos, que foram postos pelas pulgas antes delas ingerirem o anticoncepcional, ainda irão vingar e gerar novas pulgas.

Essas irão se desenvolver em adultas por 30 a 60 dias, dependendo das condições ambientais, portanto pode demorar algumas semanas para se sentir realmente o efeito do Program. Mas quando estas últimas morrerem, não haverá mais pulgas.

Em casos graves de infestação ou em animais alérgicos à pulgas, é melhor usá-lo em conjunto com outro produto que também mate a pulga adulta.

O uso combinado do Program com o Advantage ou Frontline, torna desnecessário o uso de inseticidas no ambiente, já que o Program previne o aparecimento de formas jovens de pulgas no ambiente, por ser um anticoncepcional para pulgas.

Não devemos esquecer de métodos naturais para repelir pulgas do ambiente, como Erva de Santa Maria, folhas de Eucalipto e Arruda.

Quando se faz uso de aspirador de pó na limpeza, este necessita também de cuidados, já que irá aspirar ovos e formas jovens de pulgas, que poderão se desenvolver dentro dele e continuar a infestar o ambiente. Troque sempre ou lave bem o filtro do seu aspirador a cada uso.

Doenças causadas pelas pulgas

Dermatite alérgica à picada de pulgas
A dermatite é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. É um problema que pode ser transmitido dos pais para os descendentes. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal desencadeando um prurido (coceira) muito intenso.

Verminoses
A pulga pode transmitir vermes ao cão ou gato. O mais comum é o Dipylidium caninum que causa diarreia com muco e sangue. Os vermes tem aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pelos, próximos à região do ânus do animal.

Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso. Todo o animal que teve uma infestação por pulgas deve ser vermifugado.

Anemia
A pulga se alimenta de sangue, assim, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis.

A anemia tornará o cão letárgico e inapetente. De nada adianta tratar a anemia se o animal continuar infestado pelas pulgas.

Stress
Os animais podem ficar mais irritados e, às vezes, agressivos quando infestados por pulgas. A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso. Animais cardíacos ou com alterações na coluna (calcificações ou “bico de papagaio”) podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar, chegando a ficar exaustos e ofegantes.

Transmissão de vírus
Acredita-se que as pulgas podem transmitir vírus de um animal doente para outro sadio. Dependendo da carga (quantidade) de vírus que a pulga “carregue” e a capacidade infectante dos mesmos, o animal poderá desenvolver a virose.

É isso pessoal! Se gostou compartilhe com os seus amigos ;D

Deixe um comentário