Adestramento de cães adultos


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291

Existem diversas dúvidas sobre qual é a melhor idade para iniciar o adestramento de um cão… Será que só os filhotes aprendem? Será melhor aguardar a idade adulta para começar o treino? E se o cão for velhinho, ainda tem condições de aprender comandos e mudar alguns hábitos? Sem dúvida, o cãozinho mais novo aprende com mais rapidez e, como ainda não adquiriu “manias”, fica mais fácil absorver comandos e aprender bons comportamentos. Mas isso não quer dizer que cães adultos, e até mesmo idosos, não estejam aptos a aprender, e ter uma vida ativa e divertida, através do exercício que é o adestramento.

Primeiramente, devemos lembrar que adestrar um cão não é só ensinar comandos básicos para obediência, também é incentivá-lo a ter mais atividades físicas e mentais, além de ensinar bons comportamentos e melhorar o convívio com as pessoas ao seu redor. Portanto, é tão importante adestrar filhotes quanto começar esse mesmo trabalho de adestramento com cães mais velhos, que não tiveram oportunidade de aprender quando eram jovens.

Se você tem um cachorro adulto ou idoso e deseja começar a ensinar alguns comandos e truques para ele, mãos à obra! A primeira providência a ser tomada é visitar o médico veterinário, pois ele fará uma análise de seu amiguinho e verá se existe alguma restrição física antes de iniciar o adestramento. Cães mais velhos podem ter problemas nas articulações, diminuição na visão ou audição, problemas de peso, entre outros transtornos provenientes da idade avançada, e esses fatores devem ser avaliados para receber um treino mais adequado à sua condição física. Por exemplo, comandos muito vigorosos, como o rola (em que o cão rola de um lado para o outro, deitado no chão) ou o cumprimenta (em que o cachorro deve sentar-se sobre as patas traseiras e erguer as patas dianteiras), provavelmente serão desconfortáveis para cães mais idosos. Portanto, o adestrador deverá avaliar quais os truques mais adequados para cada pet. Passeios muito longos ou percursos muito íngremes podem cansar cães idosos ou menos preparados fisicamente. Prefira passeios por lugares planos, em horários com temperaturas mais amenas e sempre respeitando os limites do seu amigo.

E esqueça aquela história de que não é possível moldar o comportamento de um cão mais velho, e modificar alguns maus hábitos! Os cães estão constantemente aprendendo, e mesmo cães idosos podem aprender muito, através do treino com reforço positivo, exposição controlada aos estímulos, enriquecimento ambiental, entre outras técnicas. É necessária uma dose extra de paciência e dedicação para o treinamento de um cachorro adulto, pois normalmente ele já tem sua posição hierárquica consolidada, vários comportamentos foram reforçados e o cão foi condicionado a uma série de hábitos com o passar dos anos, e isso pode levar algum tempo para ser modificado. Porém, apesar de todo o trabalho, é extremamente gratificante ver as mudanças comportamentais em um cachorro adulto que passou por adestramento, e tem mais qualidade de vida e uma interação mais prazerosa com as pessoas.

Ficou animado em começar a treinar seu pet adulto ou velhinho? Siga essas orientações, e lembre-se: nunca é tarde para começar, pois com certeza o adestramento trará diversos benefícios e uma vida ativa e feliz para o seu cão!

Texto: Juliana Yuri (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Dúvidas sobre seu pet? Deixe seu comentário aqui no Blog.

Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o sitewww.caocidadao.com.br.


Assuntos Relacionados:


? Aprenda a adestrar seu cachorro

? Exposição reúne centenas de cães em Jardim Paulista

? Seu cãozinho faz xixi no lugar errado, late demais ou é agressivo?

? Clube de Cãompo realiza evento para comemorar o ‘Dia do Cão’

? Passear com cachorro vira profissão em SP

? Conheça os vários tipos de guias e coleiras e focinheiras

? Pets podem ser uma opção para o Dia das Crianças

? Com 23 filhotes entregues, feira passa dos 500 animais adotados este ano



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

1 Comment

  1. Olá,
    ótimo post, com boas informações.
    Uma boa dica também é estabelecer qual o tipo de adestramento o animalzinho vai receber, se o positivo ou o reforço disciplinar. Para isso é importante definir se o cachorrinho vai receber treinos e comandos de obediência, se vai aprender truques ou se vai receber adestramento para evitar/reforçar um comportamento.
    Abraços

Escrever comentário:


7 + 9 =

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.