Agility


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1290

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1290

Pastor de shetland 5

A prática do agility começou em 1978, numa demonstração durante os intervalos do show canino de crufts na Inglaterra. A demonstração fez tanto sucesso com o público que começou a ser praticada independentemente.

O agility consiste em uma prova de habilidade e agilidade, baseada nas provas de hipismo. Semelhante às provas com cavalos, os cães devem percorrer um percurso com obstáculos, sem cometer faltas, no menor tempo possível. Durante o percurso é mais importante não cometer faltas do que terminar mais rápido, sendo que o quesito tempo é usado para desempate quando dois cães fazem a mesma pontuação.

O agility oferece uma oportunidade de grande interação entre cão e dono ou cão e treinador. E graças ao seu aspecto dinâmico e divertido têm tido crescente sucesso em todo o mundo inclusive no Brasil.

O percurso da prova só é revelado para o condutor no momento da competição. De maneira a manter o aspecto de interação entre homem e cão, de outro modo o cachorro poderia simplesmente decorar um percurso pré-estabelecido e realizar a prova sozinho, sem a orientação do condutor. Como os percursos são variáveis, o cão deve contar sempre com a liderança do condutor para saber que ostáculo é o próximo. durante a prova não é permitidos o uso de guias, e o condutor não pode tocar no cão em nenhum momento, de maneira que toda a comunicação homem cão deves ser principalmente verbal.

As provas são divididas em três categorias de acordo com o tamanho para que seja possível redimensionar os obstáculos de acordo com o porte do cão.

  • Categoria S (small): Para cães pequenos com até 35cm na cernelha
  • Categoria M (medium): Para cães de tamanho médio, medindo de 35cm até 43cm na cernelha.
  • Categoria L (Large): para cães de grande porte medindo acima de 43 cm na cernelha.

Na categoria “S”, poodles, papillons, cães vira-latas e as vezes pastores de Shetland menores que o padrão se destacam nesta categoria. Na categoria “M”, pastores de Shetland, border collies menores que o padrão se sobressaem, já na categoria “L” os border collies são as estrelas do show. A grande aptidão desta raça para este tipo de modalidade esportiva gerou um interesse por parte de criadores americanos em selecionar uma variedade pequena de border collie que pudesse competir também nas outras categorias.

Os obstáculos permitidos nas provas são:

  • Saltos (Simples ou duplo)
  • Viaduto ou muro
  • Mesa
  • Passarela
  • Gangorra
  • Rampa A
  • Slalom
  • Túnel Aberto
  • Túnel Fechado
  • Pneu
  • Salto em distância

O agility é um esporte de impacto, e não deve ser praticado por cães de raças de crescimento muito rápido como o dogue alemão antes que estejam completamente desenvolvidos ou isto pode acarretar em problemas nas articulações.

Confira as datas e locais para assistir aos eventos de agility no Brasil!


Assuntos Relacionados:


? Dog Agility European Open 2008

? Esporte pra cachorro, conheça os campeões do Brasileiro de Agility

? Exposição reúne centenas de cães em Jardim Paulista

? Clube de Cãompo realiza evento para comemorar o ‘Dia do Cão’

? Animais de estimação têm luxo e mordomia ao alcance das patas

? Como escolher o cão ideal para cada tipo de pessoa

? Poodle

? Bull Terrier



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Escrever comentário:


4 + 5 =

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.