Amigo corredor


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1290

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1290

Razoni: esporte ajuda a tranquilizar o dono e o animal  (IGOR DE MELO)

Recém-chegado ao Brasil, o canicross é um esporte para quem deseja ter momentos de lazer com seu cão. A prática consiste em uma corrida na qual o animal e o homem ficam unidos por uma guia. A principal regra do esporte é se divertir com o cachorro. Se correr sozinho já é prazeroso, imagine fazer isso com o seu cão.

Além da diversão, o esporte melhora o físico e ameniza o estresse. “Eu fico bem mais relaxado e minha cachorra parou de comer todos os objetos que via pela frente. Nós dois estamos bem mais tranquilos”, diz Paulo Razoni, praticante da modalidade há dois meses. Ele treina nos fins de semana com a labradora Esparta e a dobermann Atenas.

O canicross deve ser praticado em áreas espaçosas e, de preferência, arborizadas. O integrante do Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo (GPLE) João Luiz Torres aconselha que se treine em terrenos irregulares, se a intenção for participar de competições.

Pois, como as provas são realizadas em lugares desse tipo, os participantes devem se acostumar com o percurso.

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Canicross, Dimas Meinerz, alerta que para praticar o canicross, o cachorro deve ter, no mínimo, um ano de idade. Antes disso, a musculatura do animal ainda está se desenvolvendo e não deve ser forçada. Em relação ao ser humano, a indicação é para maiores de sete anos, pois crianças menores não conseguem controlar o cão durante a corrida.

Sem preconceitos
Diferente de outros esportes praticados com animais, o canicross não discrimina raça nem pedigree. Também não exige que o animal seja treinado. “Qualquer tipo de cachorro pode praticar. Esse é um esporte aberto tanto para o dog alemão quanto para o vira-lata”, diz Razoni.

Para participar das competições, solicita-se apenas que o cão seja sociável. Dessa forma, evita-se brigas entre os animais durante a prova. Para socializar os cães, os integrantes do GPLE formaram parceria com o canil da Polícia Militar. “Pedimos que eles ofereçam um curso de socialização de cães quando houver competições”, informa Torres.

Idade mínima

Segundo a Confederação Brasileira de Canicross, o cachorro deve ter pelo menos um ano de idade para praticar o esporte.

TODAS AS RAÇAS

O canicross não difere raça nem pedigree. Do dog alemão ao vira-lata, todos podem praticar o esporte.

PRIMEIRA PROVA

O primeiro campeonato de canicross em Fortaleza será realizado no Parque do Cocó e terá um percurso de 5km.

DICAS PARA PRATICAR

A prática do canicross exige cuidados essenciais com o cão. Confira a lista abaixo.

• Ir ao veterinário para fazer avaliação da saúde do cachorro antes de começar a praticar o esporte.

• Treinar com o cão antes de participar de competições. Como as provas têm, no mínimo, 5 km de percurso, os dois devem se acostumar a correr longas distâncias.

• Não alimentar o cachorro antes de praticar canicross. Como acontece com o homem, o animal fica indisposto logo após ingerir alimento.

• Esperar um tempo para alimentar o animal se ele ficar muito ofegante após praticar o esporte.

Fonte: Confederação Brasileira de Canicross


Assuntos Relacionados:


? Cadela engole mais de 130 pregos nos Estados Unidos

? Cão da propaganda da Cofap

? Claudia Jimenez ganha cachorrinho fofo de Miguel Falabella

? Cachorro o melhor amigo do homem

? Gato disca telefone de emergência e polícia invade casa na Inglaterra

? Chinês tem cachorro de quatro orelhas

? Recompensa de R$ 1.000 é oferecida para quem achar cão de morador de rua

? Feira de doação de cães e gatos. (Sorocaba – SP)



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Escrever comentário:


+ 1 = 4

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.