Cocker Spaniel Inglês


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1290

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1290

Indicação: companhia, ágil, caçador
Ambiente: casa ou apartamento
Compatibilidade: crianças e pessoas adultas com bastante disposição
Aparência geral: alegre, robusto, próprio para caça, bem balanceada e compacto, medindo da cernelha ao chão, aproximadamente, o mesmo que da cernelha à inserção da cauda
Temperamento: meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante
Tamanho: para machos 39 a 41 cm e para fêmeas 38 a 39 com peso aproximado 13 a 15 quilos
Pelo: liso, textura sedosa, jamais ondulado ou crespo. É necessário tosar aproximadamente de 2 em 2 meses, e banho semanalmente
Cores: várias. Nas cores sólidas permite-se o branco no peito

Esta raça teve sua origem na Grã-Bretanha. Seu aspecto físico se adapta a varias situações, por exemplo, a crianças com pouca idade que não tenham muita habilidade para pegar, pois sua estrutura e seu temperamento o fazem mais resistentes que raças pequenas. O cocker é uma das raças que apresenta maior numero de colorações, são mais de quinze possibilidades. Existem duas subdivisões classificadas como particolor (que apresentam mais de 2 cores) e sólidos (que apresentam somente uma cor ou no máximo duas cores como marcas acima dos olhos, patas, nas laterais dos focinhos, face interna das orelhas, e embaixo da cauda). O cocker não deve ser submetido a maus tempos, friagem ou ter suas orelhas expostas a umidade o que possibilita uma infecção no ouvido chamado otite, que causa mal odor, tratada a infecção o mau odor some.

Indiscutivelmente uma das melhores raças de cães para se ter. provindo da Grã-Bretanha, mas também, com algumas contestações sobre a procedência por parte da Espanha, conhecido pela aptidão de caça e pela alegria constante, o cocker reúne várias qualidades como: um animal de alta confiança para adultos, crianças e pessoas de idade, extremamente social e sempre à disposição de um carinho, vive facilmente dentro e fora de casa, mesmo que em ambientes reduzidos, é muito resistente a quedas, pancadas ou mesmo a doenças infecto-contagiosas, fácil de transportar, exige uma pequena manutenção mensal e uma orientação adequada.
Contudo, essas qualidades fazem, com que o Cocker seja uma das raças mais vendidas no Brasil e no Mundo (em média para cada 10 filhotes vendidos, 5 são cockers).
Cores existentes na ordem de maior venda para menor procura: Dourado, Preto, Branco e Preto, Azul Ruão, Branco e Laranja, Preto e Canela, Fígado Sólido e Fígado Ruão.
Altura aproximada: fêmeas de 38 a 39 cm, machos de 39 a 41 cm medidos da cernelha do animal. Peso médio: 10 a 15 kg. Vida média: 15 anos.

Aparência

Seus olhos são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pêlos longos, e sedosos, lisos ou ondulados. A altura do Cocker Inglês é, em média, de 40 cm na altura da cernelha para os machos, e de 38 para as fêmeas. A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, de textura sedosa e comprimento médio, formando franjas nas orelhas, peito, barriga, pernas posteriores e parte de trás das anteriores.

Temperamento

É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Por isso, necessita sempre atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. Desde sua origem, na Inglaterra, era um caçador de aves – o que se explica a especial antipatia do Cocker em relação a esses animais.

Alguns afirmam que é um cão bravo, mas o temperamento desta raça deve ser alegre e gentil. Essa fama foi gerada pelo excesso de acasalamentos indiscriminados, que são comuns nas raças muito populares, que geram problemas de caráter, estrutura e mesmo de saúde.

Alguns tem mania de morder, mas é so um jeito de brincar com o dono.

Cuidados


Cocker dourada dormindo.

Alguns donos e veterinários afirmam que o cocker deve comer uma ração especial. Para saber que tipo de ração dar, basta consultar um especialista. E é lógico, não troque a ração a todo momento porque além de deixar as fezes mais pastosas e fedidas não vão garantir um bom desenvolvimento, mesmo sendo boas rações, porque você está sempre trocando as fontes de proteinas contidas em cada ração.

O Cocker tem o pêlo comprido e, por esta mesma razão pode ser cortado, assim que o dono desejar e, achar conveniente. Há várias maneiras do pêlo ser cortado, e variam de acordo com o gosto do dono. O pêlo deve ser escovado diariamente, por questões de higiene, embora isso não seja necessário para que o mesmo mantenha-se belo. A tosa padrão preserva as franjas, deixando curto o pelo da cabeça e dorso.

Outro assunto importante é não deixar que entre água no ouvido do seu cão quando for dar banho. Alguns cães, principalmente desta raça, são propensos à fortes dores de ouvido caso lhes entre água através das orelhas, pois isso pode causar infecções (otite)[1]. Caso isto aconteça recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento, que consiste em limpeza diária das orelhas e aplicação de antibiótico.

Acessórios especiais


Cocker brincando.

  • Comedouros adequados
O cocker tem as orelhas muito compridas e, ao utilizar um comedouro ou bebedouro normal, suja-as e molha-as. Estes recipientes devem ser um pouco mais altos e estreitos do que os normais, visto que o focinho do animal é comprido o suficiente para chegar ao fundo do comedouro. Isso evita que as pontas das orelhas fiquem molhadas, o que pode gerar a proliferação de fungos nas mesmas.
  • Cama grande e aconchegada
Embora não seja um cão muito grande, o cocker necessita do seu espaço e de se sentir confortável no seu ninho, caso contrário, o animal deita-se onde se sentir melhor, como nas camas da casa.

História


Cocker de pé sobre a grama.

São usados desde a Idade Média na arte da falcoaria, levantando a caça para que o falcão a abatesse no ar. A caça com falcões deixou de ser praticada há muito tempo, porém o cão não perdeu seu espaço.

O cocker spaniel inglês é um cão pertencente ao grupo dos spaniels. A palavra “cocker” é derivada do nome de uma galinha selvagem (woodcock) muito apreciada no Reino Unido, e que costumava ser o alvo de suas caçadas. O cocker era ideal para a caça dessas galinhas selvagens: pequeno, entrava em lugares que outros spaniels maiores não

Cocker radical

conseguiriam, não se enroscava tão facilmente nos arbustos baixos e cheios de espinhos que era a habitação das galinholas, além de muito corajoso e disposto para o trabalho. Da época de caçadas também nasceu o costume de se retirar parte de sua cauda: dizia-se que o cocker ao caçar, balançava sua cauda de um lado ao outro com tanto entusiasmo que sacudia os arbustos a sua volta e acabava espantando a caça. Hoje, com a proibição da caça e das cirurgias estéticas em animais, esse costume deixa de fazer sentido.



Assuntos Relacionados:


? Cocker Spaniel Americano

? Ranking das raças de cães mais inteligentes e fáceis de adestrar do mundo

? Todas as raças de cães da letra A – Z

? Cães e gatos no cinema

? Catarata

? Claudia Jimenez ganha cachorrinho fofo de Miguel Falabella

? Cão é resgatado após 4 meses abandonado em ilha do Pacífico

? Depois da GOL, TAM também proíbe embarque de raças como Buldogue



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

1 Comment

  1. […] Cocker spaniel inglês […]

Escrever comentário:


1 + = 4

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.