Comando “Aqui” ou “Vem”


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1292

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1292

De todos os comandos que ensinamos a um cão, este é o que se deve dar mais atenção. Ao ensinar este comando ao seu cão você pode estar garantindo a segurança dele, assim como de terceiros, principalmente se você gosta de deixar seu cão solto em locais públicos.

Se você já usa a palavra “vem” para chamar o seu cão, e ele nem sempre te obedece, comece a ensiná-lo usando a palavra “aqui”, ou qualquer outra que você preferir.  O importante, é que seu cão aprenda esta nova palavra como um comando que deve ser obedecido imediatamente.

  • Pegue um petisco, mostre a seu cão, e diga VEM (ou AQUI).
  • Espere que ele encoste o focinho em sua mão, então dê o petisco  e faça muito carinho nele.
  • Faça este exercícios algumas vezes, até você perceber que ele entendeu bem o que você quer.  Então comece a dar o comando VEM (ou AQUI) batendo a palma da mão na sua perna, segurando o petisco entre seu polegar e a palma da mão, de forma que seu cão veja o petisco.  Sempre espere que ele encoste o focinho em sua mão antes de dar o petisco.
  • Se em algum momento do exercício seu cão não atender ao comando. Vire de costas para ele, e vá embora do recinto.  Espere 15 segundos e comece novamente. Deixe claro que se ele obedecer ele ganha petisco, sua atenção e muito carinho, e caso ele não te obedeça ele perderá sua atenção.
  • Com o tempo vá fazendo o exercício com a mão vazia, mas logo que ele encostar o focinho em sua mão dê o petisco.
  • Aumente a distância entre você e ele a cada exercício, aumentando o grau de dificuldade.  Elogie-o sempre.
  • Dê o comando quando for brincar com ele, quando for dar ração ou um brinquedo novo… enfim associe este comando sempre a uma coisa agradável.  Desta forma ele sempre atenderá  ao comando.

O que é mais importante neste comando é não cometer o erro mais comum entre os donos:

Se ele estiver fazendo algo errado, NUNCA dê o comando VEM para brigar com ele.  Ele não vai associar a briga ao que ele fez de errado.  No raciocínio de seu cão você deu o comando; ele obedeceu, e você brigou com ele.  Ou seja:  todo o trabalho foi pro espaço, pois da próxima vez que você chamá-lo ele terá medo de levar uma bronca e não virá.

Se você precisar brigar com ele vá até onde ele está e então dê a bronca.  Desta forma você não compromete o comando.

Se, no entanto, você resolver dar o comando, faça carinho nele  assim que ele chegar.  Lembre-se você deu um comando e ele obedeceu!  Nada de broncas!

Você pode dar este comando mesmo que for para coisas desagradáveis, como tomar vacina ou algo no gênero,  desde que você espere um tempinho, de forma que ele não associe o comando à coisa ruim.  Lembre-se: cães não têm noção de tempo; 30 segundos depois a situação já é outra, não tem nenhuma conexão com o comando.

Dicas:

  • Não trabalhe muito tempo seguido com seu cão. Se ele der sinal de cansaço, pare o exercício. Recomece mais tarde, ou no dia seguinte.
  • Não trabalhe com seu cão em horários muito quentes ou logo após as refeições.
  • Procure iniciar o treinamento em locais tranquilos, em que você consiga controlar seu cão facilmente e, principalmete, prender sua atenção. Por isso, não inicie as aulas em praças ou na rua porque com certeza a atenção dele estará voltada para o movimento em seu redor.
  • Não treine seu cão quando VOCÊ estiver de mau humor ou cansado.
  • Fique atento se ele realmente encosta no chão antes de dar o petisco, pois muitas vezes o cão gosta de “enganar” e só finge, ou só ameaça, sentar.
  • Nunca dê um comando várias vezes seguidas até que ele obedeça, por exemplo: Vem, Rex, Vem  Rex, Vem Rex…. Se, quando você estiver treinando-o, ele não obedecer ao comando dado, ignore-o por alguns segundos, e, se possível, saia de perto dele.

Fonte: Manual do cachorro


Assuntos Relacionados:


? Comando “Dá a Pata”

? Comando “Morto” ou “Bang”

? Comando “Senta”

? Ranking das raças de cães mais inteligentes e fáceis de adestrar do mundo

? Comando “Deita”

? Comando “Pega Bolinha” e “Solta Bolinha”

? Seu cãozinho faz xixi no lugar errado, late demais ou é agressivo?

? Truques para seu cão fazer sucesso



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Escrever comentário:


+ 6 = 11

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.