Pastoreio


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291

As competições de pastoreio fazem parte das chamadas provas de trabalho e servem para confirmar as aptidões naturais, bem como o adestramento e o grau de interação do cão com o homem, no cumprimento de um trabalho para o qual a raça foi criada.

O primeiro concurso de cães de pastoreio aconteceu na Grã-Bretanha, mais especificamente no país de Gales, no ano de 1873 e foi organizado por Lloyd Rice. Este concurso fez tanto sucesso com o público que pouco tempo depois a prática já havia se difundido por vários países. Atualmente existem duas categorias a “Especial Border“, criada em 1906 na Escócia e na qual apenas cães da raça border collie podem competir, e a “Inter-Raças“.


Para muitos criadores a grande vantagem dos TAN ( teste de aptidões naturais ) é que eles julgam a capacidade funcional do cão e não apenas sua aparência como as exposições de padrão. Ou seja, um cão pastor premiado numa exposição significa apenas que ele têm a aparência correta para a sua raça, mas um cão pastor premiado em uma competição de pastoreio significa que ele é capaz de fazer o trabalho de pastor, um cão premiado nas duas categorias teria tanto a aparência correta como a capacidade funcional aproriada para a raça e seria o mais desejado dentro de uma criação organizada, que vise preservar o tipo físico, temperamental e a funcionalidade das raças.

A competição consiste basicamente em fazer o cão conduzir, um pequeno grupo de ovelhas ( 5 animais ), passando entre barreiras como um cercado e isolando os animais, existe também a possibilidade do cão trabalhar com dois grupos de dez ovelhas cada simultaneamente, considera-se que quanto menor o número de ovelhas, devido ao seu comportamento típico, mais difícil é para o cão controlá-las. Estas provas também podem ser realizadas com duplas de cães, nessa modalidade utiliza-se grupos de seis ovelhas. O rebanho deve ser conduzido ao pastor (humano), então dividido em dois lotes e cada lote deve ser conduzido até um cercado diferente por um cão.

Existem clubes de raças e / ou determinados locais que realizam provas de pastoreio com gansos ou mesmo bois no lugar de ovelhas para melhor se adequarem as especificidades de cada raça ou região.

Referências utilizadas:

  • Enciclopédia do cão Royal Canin

Assuntos Relacionados:


? Chow Chow

? As 10 raças de cães mais populares

? Paris Hilton se apaixona por um Kuvasz

? As raças brasileiras de cães



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Escrever comentário:


1 + = 8

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.