Pets podem ser uma opção para o Dia das Crianças


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1292

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1292
Os animais ajudam as crianças a gastar energia
O Dia das Crianças está chegando e, para comemorar esta data tão especial, os pais fazem de tudo para agradar seus filhos. Na busca pelo melhor presente, muitos acabam optando por brinquedos ou até mesmo aparelhos eletrônicos de última geração – como videogames, celulares, ipods ou computadores – sem saber que desta maneira podem estimular os pequenos a um ter comportamento consumista antes mesmo de que eles cresçam. É possível perceber que hoje as crianças estão cansando cada vez mais rápido daquilo que conquistam e, consequentemente, dificilmente se dão por satisfeitas.
Diante desta realidade, é preciso procurar alternativas que sejam dinâmicas e saudáveis ao mesmo tempo para que os filhos aprendam a dar valor às coisas que ganham. E a solução pode estar na escolha do presente. Um animal de estimação, por exemplo, traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. O médico veterinário Aldo Macellaro Jr, proprietário do Hotel Fazenda Clube de Cãompo, explica que a chegada de um cachorro proporciona responsabilidade e senso de rotina para a criança. No entanto, antes de tomar uma decisão, é necessário que os adultos reflitam sobre alguns cuidados para evitar que a experiência se transforme em um pesadelo para toda a família.
O primeiro passo é tomar consciência de que um pet muda a rotina de qualquer lugar. Depois, é essencial avaliar se o cão escolhido combina com o estilo de vida e da casa dos proprietários. A dica é consultar um especialista para obter o máximo de informações possíveis.
Existem raças para cada perfil de dono e residência. Macellaro afirma que, com este planejamento, as chances de que tudo dê certo chegam aos 90%. A partir daí é só estabelecer uma rotina para o novo integrante da família. “Uma das características mais marcantes dos cães é a de querer agradar ao dono. Se conseguirmos explicar o que esperamos dele, o animal executará aquilo com a maior felicidade”, acrescenta.
Além disso, é preciso resolver onde o cachorro irá dormir antes mesmo dele chegar. Este lugar deve ser confortável, termicamente protegido e permitir o livre acesso à água fresca. “Como este será o novo espaço do bichinho, tem que estar organizado e bem apresentado para que ele goste e se sinta bem ali”, ensina o proprietário do Clube de Cãompo. Também é muito importante que o cão passe por uma consulta no veterinário para que este possa dar todas as orientações sobre as vacinas, vermífugos e alimentação. É recomendado, ainda, fazer um check-up detalhado para saber se está tudo bem com a saúde do animal.
Benefícios para as crianças
Além de proporcionar a criação da responsabilidade e do senso de rotina, os animais de estimação podem trazer harmonia e muitos outros benefícios a uma criança. Um deles é que os pequenos conseguem descarregar bastante energia ao brincar com os bichinhos, proporcionando a elas momentos de verdadeira alegria e, assim, fazendo com que elas desenvolvam afeto pelo presente e passem a valorizá-lo. No caso de crianças tímidas ou sedentárias, os amigos de quatro patas são excelentes para o exercício do relacionamento destas com o mundo exterior, aumentando sua confiança e expandindo sua personalidade.
O papel da família
A família é 100% responsável por influenciar o comportamento do animal, tanto para o positivo quanto para o negativo. O médico veterinário explica que o relacionamento com os proprietários se inicia desde o primeiro momento que o pet entra na casa. “Ele assimila tudo o que acontece á sua volta e, se não for orientado, começa a interagir com o ambiente e criar sua própria rotina – mesmo que o dono não esteja preparado”, salienta.
As pessoas que adquirem cães por impulsividade enfrentam muitas dificuldades neste aspecto e acabam taxando seus fiéis amigos desobedientes, quando, na verdade, os erros dos cachorros são apenas reflexos da falta de conhecimento delas mesmas sobre o processo de aprendizagem canina. “Por isso é tão importante iniciar um curso de adestramento ou, pelo menos, procurar a ajuda de um profissional para ter o domínio de alguns comandos básicos que podem ser fundamentais para a sintonia entre o animal e o humano”, complementa.
Quando adestrar?
Os cães passam por vários períodos importantes durante o primeiro ano de vida. Quanto antes o proprietário se preparar para a chegada do novo membro da família, melhor. A primeira atitude mais importante de todas que o proprietário deve ter, é conter a própria ansiedade, e jamais retirar o filhote do criador antes dos 60 dias de vida. Durante os 2 primeiros meses o cãozinho tem que ter contato e aprender com a mãe e os irmãos. Com isso o filhote já vai com uma base educacional mais sólida para casa, pronto para aprender a conviver bem com sua nova família.
No Clube de Cãompo, as aulas de educação de filhote, as Puppy Classes, começam assim que o veterinário o liberar por motivos de vacinação. Quanto mais cedo o proprietário iniciar o treinamento, mais fácil e natural será a educação e a socialização, evitando vários problemas ou vícios de comportamentos indesejáveis futuros, isto porque se aproveita os períodos críticos naturais de aprendizado dos cães.
Fonte: www.itu.com.br

Assuntos Relacionados:


? Empresa lança bola-bigode para cães nos EUA

? Creche para cachorros é novidade em São Paulo

? Cachorro descolado tem roupa de roqueiro em loja virtual

? Coelhos podem se bons bichinhos de estimação

? Por que os cães têm medo de fogos de artifício?

? Teatro incentiva crianças a cuidarem do seu animal de companhia.

? Crianças confundem o rosnar de um cachorro com sorriso

? Plano de Saúde Animal é a nova sensação do mundo pet



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.