Seu cãozinho faz xixi no lugar errado, late demais ou é agressivo?


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291
Seu cãozinho faz xixi no lugar errado, late demais ou é agressivo?

Érika Viviane Heidenreich da Rocha é zootecnista formada pela Universidade Federal de Lavras.
Os cães, assim como os humanos, podem apresentar um comportamento agressivo ou estranho em determinados dias. A adestradora Érika Viviane Heidenreich da Rocha ensina como educar seu cãozinho.

O que é adestramento?
É ensinar um cão ou condicioná-lo a fazer um comportamento que consideramos certo ou apropriado. Ensiná-lo a andar ao seu lado no passeio, a se sentar ou deitar quando lhe é pedido ou esperar para comer.

Por que é importante adestrar um cão?
O adestramento se reflete tanto no cão quanto no dono. Um cão adestrado se relaciona melhor com seu dono, a convivência é prazerosa porque o cão é ensinado como se comportar nas diferentes situações. Existem pesquisas que indicam que cães adestrados vivem mais porque são estimulados física e mentalmente, além do que os donos aprendem como interagir com seu amigo e por isso o ambiente é mais feliz.

Como é o adestramento?
O método que eu uso é do adestramento positivo, onde o cão é levado a fazer determinado comando e recebe em troca uma recompensa. Essa recompensa pode ser petisco, um carinho ou um brinquedo. Depende daquilo que motiva o cachorro. Quanto maior a motivação, maior o aprendizado. O cão quer sempre obedecer. Aos poucos e com muito treino o recebimento das recompensas é reduzido.

Um cão adestrado é um cão robô?
Ensinarmos os comandos para um cachorro é muito mais que fazê-lo se sentar ou deitar. Ao ensinarmos estes pequenos comandos, que consideramos bobos e sem razão, estamos na realidade abrindo um canal de comunicação com nosso amigo. Aplicamos os comandos ensinados nas situações diversas da vida. Um cão ensinado costuma antecipar o comando porque faz isso tantas vezes que vira um hábito.

Com que idade devemos adestrar um filhote?
O filhote pode ser iniciado para alguns comandos e treinos de comportamento com apenas dois meses, porém o treino deve durar apenas alguns minutos e deve ser sempre com brincadeiras. O ideal para treinar o cão é a partir dos seis meses, nessa idade o cão é mais focado no que é requisitado, não fica querendo brincar o tempo todo.

Existe uma idade para o cão aprender?
Ele aprende a vida toda, desde filhote até velhinho. O que faz a diferença é a rapidez com que se aprende. Até mais ou menos quatro anos o cão aprende com certa facilidade. Depois disso o aprendizado é mais demorado, ainda mais quando certo comportamento inadequado já está enraizado. Leva muito tempo de treino para corrigir o problema, mas dá certo.

Existe alguma raça que aprende com mais facilidade que outra?
Um grande estudioso do comportamento canino, Stanley Coren, fez um estudo com criadores de diversas raças e ranqueou as raças tidas como “mais predispostas a aprender”. Ele cita o Border Collie como a raça número um, mas isso não é regra. Podemos encontrar um labrador que aprende com mais facilidade que um border. Deve ser avaliado o indivíduo e não o ranking das raças.

Existe psicólogo canino?
A psicologia canina tem ganhado muito espaço na mídia, mas já é um assunto estudado há muitos anos. Problemas comportamentais podem e devem ser tratados por uma pessoa capacitada. As pessoas tentam copiar o que se vê na TV ou internet e acabam piorando o problema. Cada caso deve ser avaliado separadamente. A maneira que o dono interpreta o problema pode ser errônea.

Quais são os motivos das pessoas procurarem você?
Geralmente as pessoas me procuram quando o cão já apresenta algum problema como: xixi no lugar errado, latir demais, agressividade, hiperatividade, etc. Mas existem aquelas pessoas que me contatam porque querem um cão mais obediente e já conhecem os benefícios do adestramento.

O dono pode participar do adestramento?
Sim! Existem alguns casos que o dono atrapalha o treino, principalmente quando o cão é muito apegado ao dono e não consegue foco nas tarefas. Mas na maioria dos casos o dono deve assistir às aulas para aprender a fazer os comandos. Quanto mais o cachorro treina, mais rápido é o aprendizado. Por isso é essencial o dono se envolver no adestramento.

Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br


Assuntos Relacionados:


? Descubra qual cachorro combina com a sua personalidade

? Dicas para adaptar seu filhote ao novo lar

? ‘Encantador’, Cesar Millan põe cachorros no divã

? Descubra por que os cachorros ficam agressivos e anti-sociais

? Gata chama atenção nos EUA por amamentar cãozinho órfão

? Conheça o anúncio que está a causar polémica

? Creche para cachorros é novidade em São Paulo

? Por que a gata grita tanto quando está cruzando?



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Escrever comentário:


3 + = 10

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.