Shih-Tzu


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 112 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1292

Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-content/plugins/sharebar/sharebar.php on line 124 and defined in /home/abcmidia/public_html/portalfilhotes.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1292

Aparência geral: delicada, fragil, longelinea, pele rente ao corpo coberto por pêlos
Temperamento: alegre, carinhoso, independente, alerta
Tamanho: 26,5 cm aproximadamente 4,5 kg
Pelo: liso, fino e ambundante

Cores: sólidas (apenas 1 cor única que pode variar em todas as tonalidades), bicolor e tricolorIndicação: companhia
Ambiente: dentro de casa ou apartamento
Compatibilidade: crianças não muito pequenas, pessoas adultas ou idosas

Sua origem é secreta porem não se desconfia que é oriental e que seja parente do lhasa apso e pequines. Sua aparencia é delicada, fina e calma. Tem em uma de sua diferenças do lhasa apso seu focinho que é mais chato e seu tamanho que é menor. Além de seu temperamento ser mais refinado e exigente, não tolera brincadeiras bruscas e que possam agredi-lo. É um cão que dá alerta se houve barulho estranho, mas não chega a incomodar as pessoas da casa ou vizinhos, sua vasta pelagem exigem dedicação e disciplina pois para ficar com boa aparência e não dificultar sua visão o pelo deve ser escovado e tirado de seus olhos.

Aparência

Seu porte altivo é a sua característica principal. A pelagem é comprida e sedosa com um bom sub-pêlo. É chamado de cão crisântemo por causa do aspecto de sua cara. Sua cabeça é redonda e os olhos bem separados. O focinho é quadrado e curto não possuindo rugas. A altura do Shih-Tzu varia entre 20 e 28 cm e seu peso fica normalmente entre 4 e 7,5 kg. O rabo é muito peludo, elevado e encurvado sobre o dorso.

Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares tenham uma marca branca na cabeça.

Fator genético

Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se cruzarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês, do que o Shih-Tzu.

Tal característica é perceptível a partir dos 2 meses de idade e não é bem recebida, sendo que exemplares deste tipo devem ser proibidos de reproduzir (mas nunca abandone ou maltrate um cão, é antiético além de ser crime!). Acredita-se que esta característica genética seja herança do Spaniel do Tibete, que teria participado na formação do Shih Tzu, dando origem aos smooth coat. Algo semelhante acontece também com os Lhasa Apsos.

Uma filhote de Shih-tzu. A raça é conhecida pela mansidão e carinho.

Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. São bastante educados com relação à suas necessidades fisiológicas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, pois não late em excesso nem destrói a casa.

O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.

Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja visto que estes adoram um colo e não ficam se debatendo.

História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.

Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

São problemas comuns à raça Shih-Tzu: hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e oftalmológicos.

A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada.


Assuntos Relacionados:


? Filhote Shih-tzu – Lindos e Selecionados Filhotes.

? Sorvete para cachorro é uma das atrações da Fenapet

? Como escolher o cão ideal para cada tipo de pessoa

? As 10 raças de cães mais populares

? Especial de Férias: cuidados com o cão no verão

? Nomes Tibetanos para cães e gatos

? Ranking das raças de cães mais inteligentes e fáceis de adestrar do mundo

? Qual o cachorro ideal para apartamento?



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

1 Comment

Escrever comentário:


7 + 5 =

Design by: ABC midia - Fabio Paiva.