Alimentação de gatos – Como manter o gatinho feliz e saudável

A alimentação de gatos pode variar dependendo da sua idade. Ao contrário da maioria dos outros animais, os gatinhos recém-nascidos precisam comer a cada duas horas ao longo do dia para sobreviver. Já os gatos adultos só precisam comer uma ou duas vezes ao dia, o que significa que seu filhote vai precisar de muita comida.

Gatos são sensíveis a mudanças em sua dieta alimentar. Quando você traz um gato para casa pela primeira vez, você pode notar que ele é um comedor picuinhas. Os gatos são naturalmente curiosos e explorarão seu ambiente, o que significa que tentarão comer tudo o que puderem, inclusive a comida de seu outro gato, para evitar que seu gatinho coma muito da comida de seu gato e faça com que ele fique obeso, você deve treiná-los para comer marcas específicas.

Para ajudar ele a aprender a comer, você deve usar alimentos para gatos com altos níveis de proteína e gordura. Isto fará com que ele se sinta mais satisfeito. Também é uma boa idéia experimentar sabores diferentes para que eles aprendam que é isto que eles recebem na hora das refeições.

Como alimentar um gato

A dieta de um gato deve consistir de uma alta proporção de proteína e gordura, que naturalmente ele poderia obter de suas presas na natureza.

Existem muitos tipos diferentes de alimentos comerciais para gatos que foram especialmente formulados para atender às necessidades de seu animal de estimação. Você deve alimentar seu gato de acordo com isso para ajudá-los a permanecer saudáveis.

Os gatos são frequentemente alimentados com ração úmida em vez de seca devido aos nutrientes extras que ela fornece. O alimento úmido também é mais fácil para gatos que precisam comer mais de uma vez por dia porque não se estraga tão rapidamente quanto o alimento seco.

O alimento seco ainda é uma opção se você quiser economizar dinheiro em comida úmida ou se você quiser que seu gato esteja ativo em vez de estar inativo. O alimento seco é mais barato e com baixo teor de umidade para que dure mais que o alimento úmido, o que o torna ideal para pessoas que só alimentam seus gatos uma vez por dia, ou para pessoas com vários gatos que querem que seus gatos saiam para caçar suas próprias presas em vez de depender de humanos para sua dieta diária.

Tente dar ao seu gatinho comida úmida

A alimentação seca não é ideal para mães lactantes. Na verdade, os alimentos secos podem levar à desnutrição de gatos e gatinhos adultos. Se seu filhote está em dieta alimentar seca, você deve tentar dar-lhes comida úmida.

O alimento úmido tem mais água do que o alimento seco e requer menos energia para ser digerido. Como bônus, os alimentos úmidos são normalmente mais ricos em proteínas e gordura, o que fará com que seu filhote se sinta mais satisfeito com sua experiência na hora da refeição.

Introduzir novos alimentos um de cada vez

É importante introduzir novos alimentos, um de cada vez. Quando você traz seu gatinho para casa pela primeira vez, ele provavelmente nunca comeu nada que não seja do leite de sua mãe.

A introdução de novos alimentos será uma experiência desconhecida para seu gatinho e pode levar a uma perturbação no estômago se ele não tiver tempo para se acostumar com a mudança.

Você deve começar com um único alimento e ver como ele reage. Desta forma, você sabe onde estão as alergias ou sensibilidades antes de introduzir outro alimento. Se o estômago de seu gato parecer desconfortável ou começar a vomitar, pare de alimentá-lo com esse alimento e volte à sua antiga dieta até que o desconforto passe.

Caso o seu filhote tenha sido adotado com uma idade mais adulta e você notou que ele estava sendo mal alimentado na outra família, veja esse conteúdo que escrevi sobre a melhor forma de fazer a troca da alimentação do seu pet sem causar nenhum mal a ele.

A prática torna perfeito – oferecendo recompensas alimentares

Se você quiser que seu gatinho aprenda a comer, você precisará treiná-lo.

Você pode oferecer recompensas alimentares. Cada vez que eles comerem, dê-lhes uma recompensa específica que esteja associada à comida. Por exemplo, se seu gato gosta de guloseimas de fígado, cada vez que seu filhote come um pouco de sua comida, dê-lhe uma guloseima.

Eventualmente, ele associará os dois e terá mais probabilidade de comer sua comida porque sabe que isso resultará em uma recompensa saborosa.

Tente misturar alimentos úmidos e secos

A mistura de alimentos úmidos e secos é uma ótima maneira de incentivar seu filhote a comer os alimentos que você lhe dá. Na natureza, os gatos costumam caçar presas, o que significa que seu alimento é 70% de água. A comida úmida pode ajudar a compensar a falta de porcentagem na dieta do seu gato.

Você também deve tentar misturar comida úmida enlatada porque os gatinhos preferem alimentos úmidos com um cheiro forte. Tente não exagerar nas comidas enlatadas sem nenhuma proteína ou cálcio, pois isso pode levar a problemas de saúde mais tarde no caminho.

Não estrague seu gatinho – estabeleça limites

Quando você trouxer seu gato para casa pela primeira vez, eles não vão ter nenhuma idéia do que está acontecendo.

Levará tempo para que eles aprendam as regras de sua casa, o que significa que eles vão exigir muito mais atenção do que um gato adulto. Certifique-se de estabelecer limites e não estragar muito o seu gatinho.

Eles são animais muito brincalhões e se você não for capaz de brincar com eles por muito tempo, eles podem tentar encontrar suas próprias fontes de entretenimento. Você não quer que seu gatinho se meta em nada que possa ser perigoso ou prejudicial, então certifique-se de mantê-lo entretido quando estiver ocupado.

Para ajudar seu gatinho a obter a atenção de que ele precisa enquanto ainda mantém o autocontrole, ofereça algumas distrações saudáveis como bolas de papel ou alimentadores de quebra-cabeças com guloseimas dentro. Isto lhes dará algo para fazer enquanto esperam que você tenha tempo para eles novamente.

Conclusão

Como dono de um animal de estimação, é sua responsabilidade alimentar seu gato. Para manter ele feliz e saudável, você precisa estar ciente do que alimentá-lo, como alimentá-lo e quanto alimentá-lo.

Há muitos produtos diferentes que você pode comprar, incluindo alimento seco, alimento úmido e uma combinação dos dois. Para garantir que seu gato esteja recebendo a nutrição correta, você precisa ter certeza de que ele está recebendo tanto comida úmida quanto seca. O alimento úmido é ótimo porque oferece mais conteúdo de água que os gatos precisam para se manterem hidratados.

É importante introduzir novos alimentos ao seu gato lentamente, para que eles possam se acostumar com o sabor e a textura. Tente misturar alimentos secos e úmidos para que seu gato se acostume aos novos sabores. Também é importante estabelecer limites para seu gato para que ele não coma demais e adoeça.

Desde que você esteja ciente do que seu gato precisa, você pode dar a ele uma vida feliz e saudável.

Deixe um comentário