Você provavelmente já viu algum cão da raça American Staffordshire Terrier por aí e confundiu-o com um Pitbull sem saber. Isso é mais comum do que se pensa, pois as duas raças possuem ancestrais em comum.
No entanto, o Amstaff (abreviatura da raça) possui características marcantes que o diferem completamente dos outros cães, sendo uma linhagem desejada por muitos criadores (profissionais e amadores). E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira mais abaixo!
Origem do American Staffordshire Terrier
O American Staffordshire Terrier é uma raça que, como o nome indica, surgiu nos Estados Unidos da América. Ele é uma derivação da raça Staffordshire Bull Terrier, de origem inglesa, que era muito utilizada em brigas de cães lá por 1800, quando essa prática era muito popular. O Amstaff surgiu pela admiração dos criadores norte-americanos por cães maiores e mais robustos, resultando em aperfeiçoamentos até chegar no padrão ideal da raça.
Inicialmente conhecido como Staffordshire Terrier, o Amstaff foi reconhecido em 1936 pela American Kennel Club (AKC), uma das maiores entidades cinófilas dos EUA e responsável pelo registro das raças. A mudança do nome ocorreu em 1972, quando passou a incluir o “American” para denotar a origem da raça.
Características do American Staffordshire Terrier
Tamanho: o Amstaff é um cachorro de porte médio, podendo chegar a pesar, em média de 22 a 36 kg. Sua altura varia entre 43 e 48 cm, sendo os machos maiores que as fêmeas. O corpo do AmStaff é musculoso e atlético, com uma cabeça grande e um focinho curto.
Pelagem: o pelo do Amstaff é de padrão curto, podendo ser encontrado em diversas cores. No entanto, algumas pelagens com predominância de branco (mais 80% do corpo), preto com padrão amarelado (preto-e-tan) e fígado não são encorajadas, segundo as normas oficiais da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).
Estrutura: o American Staffordshire Terrier é um cão de aparência robusta e forte, principalmente nas patas dianteiras, dando um aspecto “musculoso”. A cabeça é de tamanho médio, com crânio largo e orelhas semi-eretas.
Temperamento: ao contrário do que se pensa, o Amstaff é um cão dócil e muito apegado aos seus tutores. Isso se deve ao seu comportamento natural de proteção e guarda, que é um dos principais atrativos dessa raça.
O AmStaff é um cachorro leal, devotado e inteligente. É uma raça de cachorro de família excelente, pois é amigável com crianças e outros animais. O AmStaff também é um bom cachorro de guarda, pois é protetor de sua família.
Saúde: O AmStaff é uma raça de cachorro geralmente saudável. No entanto, alguns problemas de saúde que podem afetar a raça incluem displasia coxofemoral, displasia do cotovelo, epilepsia e hipotireoidismo.
Considerações antes de comprar
Se você está pensando em comprar um American Staffordshire Terrier, é importante fazer sua pesquisa antes de tomar uma decisão. É importante entender o temperamento e as necessidades da raça antes de trazer um filhote para casa. Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer antes de comprar um American Staffordshire Terrier:
- Estou preparado para fornecer ao meu cachorro exercícios regulares?
- Estou disposto a treinar meu cachorro?
- Posso fornecer ao meu cachorro uma dieta saudável e abrigo adequado?
- Estou preparado para arcar com os custos de saúde do meu cachorro?
Se você respondeu sim a todas essas perguntas, então um American Staffordshire Terrier pode ser o cachorro certo para você.
Cuidados específicos
Além dos cuidados gerais de qualquer cachorro, o AmStaff requer alguns cuidados específicos.
- Socialização: É importante socializar o AmStaff desde cedo para que ele se torne um cachorro bem-adaptado e amigável.
- Treinamento: O AmStaff é uma raça inteligente que responde bem ao treinamento. É importante começar o treinamento do seu AmStaff desde cedo.
- Exercícios: O AmStaff precisa de exercícios regulares para se manter saudável e feliz. É recomendado que o AmStaff faça pelo menos 30 minutos de exercícios diários.
- Cuidados com a pele: O AmStaff é propenso a desenvolver alergias. É importante ficar atento a qualquer sinal de alergia, como coceira ou vermelhidão na pele.
- Cuidados com os dentes: É importante escovar os dentes do seu AmStaff regularmente para evitar problemas dentários.
Gostou de saber mais sobre essa raça?
O American Staffordshire Terrier é um cachorro e tanto, não é mesmo? Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e se apaixonado, assim como nós, pela história e as características do Amstaff!
Deixe um comentário contando o que achou. Vamos adorar ler a sua opinião. Até a próxima! E, se você tem dúvidas sobre outras raças, confira nossa categoria de posts exclusiva para cachorros!
Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.