Guia de Raças | Beagle: guloso, alegre e cheio de energia

O Beagle foi, durante muitos anos, o maior sonho de crianças e adultos apaixonados pelo cachorrinho Snoopy, criado por Charles Schulz, que se inspirou nos cães da raça para dar vida a um de seus personagens mais famosos. Muito alegre, brincalhão e guloso, o Beagle é curioso e um grande companheiro das famílias.

Características gerais da raça

Energia 🐶🐶🐶🐶🐶
Obediência 🐶🐶
Inteligência 🐶🐶🐶🐶
Territorialismo 🐶🐶
Apego ao dono 🐶🐶🐶🐶
Tendência a latir 🐶🐶🐶🐶
Relação com crianças 🐶🐶🐶🐶
Relação com outros animais 🐶🐶🐶
Bom para apartamento 🐶🐶🐶🐶

 

Peso 9 a 15 kg
Altura 33 a 41 cm de altura, considerando o dorso do animal
Expectativa de vida de 12 a 15 anos

Origem da raça

A origem do Beagle é relativamente incerta, mas há indícios de que seja bastante antiga. Os especialistas indicam que esses cãezinhos eram muito queridos pela realeza britânica, que, por volta do século XVI, os utilizava como cães de caça de lebres e coelhos e também como cães de companhia.

Uma das principais características da raça é seu faro aguçado, níveis elevados de energia, temperamento dócil e afinidade com crianças. Há duas variações reconhecidas pelo American Kennel Club: uma menor, cuja altura chega no máximo a 33 cm, e outra mais alta, que pode chegar aos 38 cm ou um pouco mais.

As orelhinhas caídas e a pelagem marrom, branca e com manchas pretas conquistaram apaixonados por cachorro ao redor do mundo.

Cuidados de saúde

Saudáveis, fortes e parrudos, os cães do tipo Beagle não costumam ter problemas de saúde recorrentes. Os mais comuns são a displasia coxofemoral, caracterizada pelo encaixe imperfeito da articulação com o quadril, e o hipotireoidismo. Um dos principais pontos de atenção é manter uma alimentação saudável e equilibrada, para que o cão não fique acima do peso, já que eles têm muita tendência a engordar.

Além disso, é preciso garantir que o pet tenha bastante oportunidade de fazer exercícios físicos e gastar energia, pois ainda que possa ser adaptado ao convívio em apartamento ele precisará sair para passear e brincar.

Higiene

A pelagem do Beagle não exige cuidados complexos. Os fios curtos, densos e resistentes à chuva dispensam os banhos frequentes, mas requerem escovações semanais para manter o pet saudável e bonito.

As orelhas do Beagle merecem a sua atenção: o fato de serem caídas tornam o pet mais propenso a desenvolver otites e outros problemas provocados pelo excesso de umidade e abafamento, como a proliferação de fungos e bactérias. Para evitar que isso aconteça, é preciso proteger as orelhas quando o pet tomar banho, e organizar limpezas semanais, que podem ser feitas por você ou por um Pet Groomer, que também vai aproveitar para aparar as unhas do seu cãozinho.

Temperamento

O Beagle é um cachorro dócil, muito esperto, ativo e companheiro de famílias de todos os tipos. Aqueles que possuem criança em casa vão se encantar com a afinidade natural entre eles, já que o cãozinho é muito brincalhão, alegre e também bem levado! Agitado por natureza, parece estar sempre procurando alguma coisa para fazer. Por isso é fundamental garantir que o peludo tenha muitas oportunidades de correr, explorar e farejar para se manter saudável e bem equilibrado.

Inteligência e adestramento

O Beagle é considerado bastante inteligente, mas também um tanto teimoso. Com isso, adestrar esse cachorro pode não ser das tarefas mais fáceis, especialmente para os tutores de primeira viagem.

Altamente motivado por comida, pode ser que oferecer alguns grãos da própria ração do pet ou pequenos petiscos ajude a convencê-los do que você quer. Mas, seja cauteloso: nunca se deve oferecer tanto que comprometa o interesse do Beagle pelas refeições principais (sejam elas duas ou três por dia) e também que arrisquem colocá-lo em uma situação de sobrepeso que pode provocar inúmeros problemas.

Uma das coisas mais importantes é ensinar o local certo para fazer xixi e cocô, e isso pode ser feito já nos primeiros dias do cãozinho na sua casa. Mantenha o banheirinho do seu cão afastado dos potes de água e comida para facilitar seu entendimento sobre o que deve ser feito.

Alimentação

O Beagle é do tipo de cachorro que tem tudo para ficar gordinho: é fofo, adora comida e vai seguir você por toda parte, especialmente nos momentos em que estiver comendo. Por isso, é muito importante ser disciplinado e oferecer apenas ração de qualidade para o pet, que seja adequada à sua idade, peso e fase da vida.

A mesma coisa vale para os petiscos: não é que eles estejam proibidos, mas a oferta deve ser feita com moderação. Frutas, verduras e legumes também podem ser ofertados, desde que com cuidado e parcimônia: além de não comprometer o paladar do pet, tornando-o seletivo sem querer, assim você evita também os indesejados desarranjos intestinais.

Brinquedos e passeio

Beagles precisam muito passear, como todo cachorro. Destine uma dose extra de paciência para as caminhadas, porque é bem provável que ele queira parar para cheirar tudo pela frente. O olfato é uma das características mais marcantes da raça, e para ser feliz e se manter equilibrado o Beagle simplesmente precisa farejar.

Prefira uma guia peitoral, e não deixe de investir nas queridas bolinhas, frisbees e outros brinquedos, como cordas e brinquedos de roer. Para promover também o estímulo mental do seu cão, você pode investir em brinquedos interativos e de enriquecimento ambiental, como bolinhas que dispensam ração e petiscos, tapetes para lamber e outros.

Convivência e socialização

Bastante agitado e conhecido por latir quando fica bem empolgado, o Beagle precisa de um tutor amoroso e firme que o ajude a calibrar essa animação. Assim é possível evitar que ele se torne do tipo de cão que late para absolutamente tudo, e que fica muito estressado com qualquer coisa.

Um ponto de atenção é trabalhar desde cedo com o cãozinho para que ele não desenvolva ansiedade de separação. O Beagle é um cachorro que não gosta de ficar sozinho, e pode acabar se tornando destrutivo e barulhento, latindo e até mesmo uivando ao ficar só. Tome muito cuidado com móveis, objetos, produtos de limpeza e itens cortantes. O Beagle é curioso, “fofoqueiro” e pode acabar se machucando sem querer.

Casa ou apartamento

O melhor dos mundos seria uma casa com quintal, em que o Beagle pudesse correr e brincar livremente, entrando para ficar pertinho dos tutores quando quisesse. Se isso não for possível para você, caso more em apartamento, por exemplo, é preciso se organizar para fazer ao menos dois passeios longos com o cachorro todos os dias.

Além de gastar energia física, o que vai contribuir para que ele fique dentro da faixa de peso ideal, também é fundamental para manter o pet equilibrado e dar oportunidade de ele colocar em prática seus instintos naturais, como o faro e a audição.

Pronto para ter um filhotinho de Beagle?

Com todas as informações que trouxemos aqui, talvez agora você já saiba se o Beagle é o cachorro certo para você. É claro que as características gerais da raça são muito importantes, mas é preciso lembrar que ainda há muito espaço para o jeito de ser de cada indivíduo, fatores herdados geneticamente, comportamento adquirido em função da educação e adestramento, dentre outras coisas.

Sempre que possível, converse com outros tutores de cães da raça sobre como é o dia a dia com um Beagle em casa. Pesquise por criadores responsáveis em sua cidade, certifique-se de que os animais não sofrem maus-tratos ou são explorados, e denuncie caso encontre qualquer irregularidade.

Gostou do nosso artigo sobre o Beagle? Conte pra gente, aqui nos comentários, que outra raça você gostaria de ver no nosso guia. Até a próxima!

Deixe um comentário