Guia de Raças | Corgi: companheiro e inteligente

Conhecido por muita gente como o “cão da Rainha”, o Corgi é muito mais do que isso. Aqui no Brasil a raça pode ainda não ser muito difundida, mas no exterior há legiões de apaixonados que fazem parte da “Corgi nation”, ou “nação Corgi”. Neste artigo vamos falar tudo sobre a raça para você que está planejando trazer um Corgi, ou um corguinho, como costumam ser chamados, para a sua casa.

Características gerais da raça

Energia 🐶🐶🐶🐶🐶
Obediência 🐶🐶🐶🐶
Inteligência 🐶🐶🐶🐶
Territorialismo 🐶🐶🐶🐶
Apego ao dono 🐶🐶🐶🐶🐶
Tendência a latir 🐶🐶🐶🐶
Relação com crianças 🐶🐶🐶🐶
Relação com outros animais 🐶🐶🐶
Bom para apartamento 🐶🐶🐶

 

Peso 9 a 15 kg
Altura 25 a 35 cm de altura, considerando o dorso do animal
Expectativa de vida de 12 a 14 anos

Origem da raça e tipos de Corgi

Considerado o menor dos cães de pastoreio, o Corgi conta com algumas diferentes teorias para explicar a origem da raça. Existem dados que datam do século XI, mas o registro no Kennel Club aconteceu apenas em 1926.

A raça surgiu no País de Gales, há mais de mil anos. Como cão pastor, a principal função do corgi era proteger e tocar ovelhas, gado e outros animais de fazenda, inclusive avisando seus tutores sobre a presença de ameaças ao rebanho. Daí surgiram duas características importantes da raça: o hábito de morder calcanhares para fazer o rebanho andar e também os latidos. Os dois comportamentos podem e devem ser corrigidos quando o Corgi ainda for filhote, para evitar problemas na vida adulta e incômodos para os tutores.

Existem dois tipos de Corgi: o Welsh Corgi Cardigan, originário da cidade de Cardiganshire, e o Welsh Corgi Pembroke, que se desenvolveu em Pembrokeshire, também no País de Gales.

A principal diferença entre os dois tipos está na cor da pelagem, já que a estrutura do cachorro como um todo é bem semelhante (altura, peso, constituição e formato do focinho e das orelhas, por exemplo). Além disso, enquanto o Corgi Pembroke tem uma tendência natural a nascer sem rabo, o chamado bobtail, o Corgi Cardigan tende a ter uma longa cauda. Pode haver, também, algumas diferenças no temperamento.

Com relação às cores típicas da raça, o Pembroke pode ser vermelho, amarelo fulvo, preto e castanho, com manchas brancas nas patas, no peito e no pescoço. Já o Cardigan pode ter pelagem azul merle, tigrada, vermelho, sable, tricolor com pontos tigrados ou tricolor com pontos vermelhos, além de também poder apresentar manchas brancas.

Cuidados de saúde

Corgis são cachorros robustos que não costumam ter problemas de saúde com frequência, mas há algumas doenças típicas da raça que merecem atenção. Para começar, é preciso zelar pela saúde da coluna vertebral do cachorro desta raça desde que ele é filhote: caracterizado por uma coluna longa, e pernas curtinhas, o Corgi precisa evitar atividades que impliquem em sobrecarga, como saltar de alturas (como sofá e cama) e descer escadas.

Criadores sérios e responsáveis testam seus cães para doenças do coração e outros males genéticos e hereditários, como catarata e atrofia progressiva da retina, mielopatia degenerativa, doença de Von Willebrand e megaesôfago.

Um ponto de atenção muito importante para quem deseja se tornar tutor de um Corgi é que eles gostam muito de comer e têm uma grande tendência ao sobrepeso e à obesidade. Por isso, além de escolher ração de qualidade, adequada à idade do cachorro, e em quantidade de acordo com a fase da vida em que ele está, é preciso proporcionar bastante atividade física para que ele possa gastar energia e se manter dentro da faixa de peso ideal.

Higiene

O cachorro Corgi solta bastante pelo durante o ano inteiro. Por isso, um dos principais cuidados que os tutores devem ter regularmente é com a escovação. Há muitos tipos de escovas rasquedeiras diferentes que podem ajudar com essa questão, além de adotar o uso de shampoos e condicionadores próprios para cachorro. Essa é uma medida fundamental para evitar problemas de pele, alergias e coceira no pet.

No pacote de cuidados com a higiene do Corgi é preciso ficar atento também ao comprimento das unhas, que devem ser aparadas para garantir que o pet não fique escorregando ao caminhar, e com as orelhas. Você pode optar por aparar as unhas do seu cachorro por conta própria, ou procurar um profissional especializado, como um Pet Groomer.

Temperamento

Corgis são inteligentes, ativos, e gostam de fazer parte da rotina da casa. Mesmo que você tenha uma casa com quintal, esse não é um cachorro que vai gostar de ficar o dia inteiro do lado de fora, enquanto seus tutores estão na parte interna da casa. Pelo contrário: são cães que costumam seguir seus tutores onde quer que eles estejam, seja deitado ao seu lado ou aos seus pés.

Por serem cães de pastoreio, Corgis precisam ter um “trabalho”. Do contrário, vão ficar entediados, depressivos e destrutivos, o que pode dar muita dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça, privilegie momentos de contato e vínculo bem próximo com o pet, por meio de passeios, brincadeiras com bolinhas ou do tipo cabo-de-guerra, e atividades que façam parte de estratégias de enriquecimento ambiental. Tudo para deixar o Corgi entretido e, principalmente, cansado, com sensação de dever cumprido.

Inteligência e adestramento

Corgis são cães extremamente inteligentes e fáceis de adestrar. No entanto, são conhecidos por terem a independência de cachorros grandes em um corpo pequeno. Você não vai conseguir convencer um Corgi a fazer a coisa certa, seja xixi e cocô no tapete higiênico, ou não puxar a guia durante o passeio, usando a força.

Seja firme, coerente e gentil. Use da repetição para ensinar comandos que deseja que o pet entenda, e exercite o vínculo com ele todos os dias. O Corgi costuma responder muito bem ao reforço positivo utilizando petiscos. Ainda que essa seja uma boa estratégia, cuidado para não cometer exageros para não ter que lidar com um outro problema depois, que será a obesidade do cachorro.

Alimentação

Como dissemos, a alimentação do Corgi é um dos pontos-chave para a manutenção da sua saúde e bem-estar. O Corgi costuma ter uma “cintura” bem fácil de identificar quando visto de cima. Quando essa silhueta começa a sumir, o sobrepeso já está instalado, mesmo que você ainda não perceba mudanças como indisposição e falta de energia para correr e brincar.

Por isso, use sempre ração de qualidade, adequada à faixa etária do pet, e em quantidade adequada à fase de vida em que ele se encontra. Filhotes e adultos devem consumir rações específicas, pois a quantidade de nutrientes necessária é variável ao longo da vida. O mesmo vale para os petiscos.

Brinquedos e passeio

Corgis amam brincar! Brincadeiras de bolinha definitivamente estão entre as suas favoritas. Outros brinquedos para cachorro que fazem sucesso com a raça são do tipo corda, para brincar de cabo-de-guerra e brinquedos para roer. Também é uma ideia investir em brinquedos de enriquecimento ambiental, em que o pet terá que “batalhar” pelo alimento ou petisco.

Além de ajudar seu Corgi a comer mais devagar, ele ainda se manterá ocupado por mais tempo e com aquela sensação de que fez algum esforço pela própria alimentação.

Para a hora do passeio, dê preferência para guias peitorais. O ideal é acostumar o pet desde o primeiro dia na sua casa, para que ele não estranhe o acessório quando puder começar a passear na rua. Fique atento para evitar que ele coma qualquer coisa na rua, como sujeiras na calçada ou coisas do tipo, e aproveite para fazer deste um momento de diversão e adestramento.

Convivência e socialização

Corgis costumam conviver bem com outros animais, sejam cães de outras raças ou gatos, por exemplo. O mesmo vale para a convivência com crianças. O mais importante, em ambos os casos, é investir em oportunidades de socialização desde que o cãozinho ainda é filhote, para que ele se acostume com diferentes pessoas e cenários e aprenda a agir com calma e tranquilidade em várias situações.

Uma das principais coisas a ter em mente é que comportamentos indesejados, como latidos excessivos e mordidas nos calcanhares não devem ser tolerados, por mais que sejam considerados engraçadinhos quando o Corgi é filhote. Se não forem corrigidos ainda cedo, eles se tornaram hábitos dificílimos de mudar na vida adulta.

Casa ou apartamento?

Se por um lado o Corgi precisa de espaço para correr, brincar e gastar o máximo de energia possível, por outro ele não é um cachorro de quintal. Então, se você morar em casa, pode se organizar para que ele fique na área externa durante o dia, com acesso livre ao interior da casa, inclusive na hora de dormir.

Já em apartamento, é preciso providenciar passeios regulares, de uma a duas vezes por dia, ou mais se você tiver disponibilidade. Apesar de serem muito próximos ao tutor, cães da raça Corgi são independentes e podem aprender a ficar bem sozinhos no apartamento por algumas horas todos os dias.

Pronto para ter um filhotinho de Corgi?

Todas as informações que disponibilizamos aqui são dados gerais sobre a raça. A personalidade de cada cachorro ainda pode variar bastante, e depende diretamente da atenção, cuidado e adestramento que ele recebe, principalmente quando é filhote.

Além disso, não custa nada lembrar: cachorros não são brinquedos de pelúcia. Eles são fofinhos e engraçados quando filhotes, mas vão crescer e viver por vários anos. Então, pense bem antes de tomar a decisão de trazer um filhotinho para a sua vida, seja um cãozinho adotado ou comprado.

E, se for esse o caso, lembre-se da importância de pesquisar sobre o criador para garantir que é uma pessoa idônea, que cuida dos animais com educação, respeito e ética. Existem muitos casos de cães que são explorados para fins reprodutivos, principalmente fêmeas, que são abandonados quando atingem a velhice e não podem mais ter filhotes. Não compactue com essa prática!

Gostou do nosso artigo sobre Corgi? Conte pra gente, aqui nos comentários, que outra raça você gostaria de ver no nosso guia. Até a próxima!

Deixe um comentário