Guia de Raças | Golden Retriever: brincalhão e amoroso

Uma das raças mais queridas pelos apaixonados por cachorro, o Golden Retriever é quase uma unanimidade. Inteligente, brincalhão e muito amoroso, é o companheiro ideal para quem busca um cachorro para estar ao seu lado em todos os momentos. Especialmente indicado para famílias com crianças e tutores ativos, que amam atividades ao ar livre.

Características gerais da raça

Energia 🐶🐶🐶🐶🐶
Obediência 🐶🐶🐶🐶
Inteligência 🐶🐶🐶🐶🐶
Territorialismo 🐶
Apego ao dono 🐶🐶🐶🐶🐶
Tendência a latir 🐶
Relação com crianças 🐶🐶🐶🐶🐶
Relação com outros animais 🐶🐶🐶🐶🐶
Bom para apartamento 🐶🐶🐶

 

Peso 27 a 36 kg
Altura 51 a 61 cm de altura, considerando o dorso do animal
Expectativa de vida de 10 a 12 anos

Origem da raça

O Golden Retriever é um cachorro de origem britânica, que surgiu especificamente na Escócia. A raça foi desenvolvida por um homem chamado Dudley Coutts Marjoribanks, conhecido como Barão de Tweedmouth, que procurava um animal de porte médio que tivesse habilidades de caça, ao mesmo tempo em que fosse calmo e inteligente. O cruzamento entre um Retriever de pelo achatado e uma raça já extinta, chamada Tweed Water Spaniel, deu origem a três belos filhotes, que mais tarde foram cruzados com outras raças e enfim resultaram no cão que conhecemos hoje.

Com desempenho extraordinário na água, incluindo na captura de peixes, o Golden Retriever conquistou a todos por ser extremamente companheiro, dócil, delicado e gentil, ainda que estabanado. A raça foi reconhecida pelo Kennel Club da Inglaterra em 1911, e pelo American Kennel Club em 1932.

Cuidados de saúde

Fortes, bem dispostos e com energia de sobra para correr e brincar, os cães da raça Golden Retriever costumam ter uma saúde bem estável. No entanto, algumas doenças são mais comuns na raça, e devem ser observadas com cuidado tanto pelos criadores quanto por quem pretende se tornar tutor de um desses cãezinhos.

A displasia de cotovelo e também a coxofemoral, que são encaixes “errados” das articulações, podem provocar muita dor e dificuldade de locomoção. Problemas de coração também podem ser observados, especialmente nos casos de reprodução irresponsável.

Problemas oculares, como catarata, além de alergias e dermatites também são comuns. É preciso tomar bastante cuidado para que o Golden não fique com a pele úmida depois do banho ou de brincar na água, pois sua pelagem densa pode reter umidade, causando problemas relacionados à proliferação de fungos e bactérias.

Como são muito brincalhões e arteiros, não é raro que um Golden Retriever coma alguma coisa que não deveria. Na lista podem estar desde pés de meia a pequenos objetos, pedaços de plástico e por aí vai. Além de oferecer ração de qualidade adequada à fase da vida do cachorro, é importante deixar fora do alcance do pet todo tipo de coisa que possa fazer mal a ele, além de manter vigilância constante para ajudá-lo sempre que for preciso.

Higiene

O Golden Retriever tem a pelagem vasta, densa, espessa, com subpelo resistente, além de franjas, que podem ser lisas ou onduladas, em determinadas partes do corpo, como peito, laterais e parte inferior da barriga e nas patas. A pelagem do Golden funciona como uma espécie de isolante térmico, e por essa razão é possível ver o pet adaptado tanto a locais onde o clima é mais quente quanto naqueles mais frios.

Ainda que não seja uma raça que requeira nenhum tipo de tosa regularmente, o Golden Retriever pode se beneficiar da chamada tosa trimming, em que são aparados apenas os subpelos, retirando o volume, e também da escovação regular, além do uso de shampoos e condicionadores próprios para pets.

É importante também manter os pelos entre os dedos aparados, para evitar que o pet escorregue (sobretudo em pisos lisos), e manter suas unhas curtas. Para isso, você pode optar por cortá-las por conta própria, ou procurar um profissional especializado, como um Pet Groomer.

Também é preciso estar atento aos ouvidos do Golden Retriever pelo seguinte motivo: como gosta muito de brincar na água e tem orelhas caídas, o excesso de umidade e o abafamento podem causar problemas de pele. Mantenha as orelhas bem sequinhas. Sempre que o pet tomar banho, nadar ou mesmo rolar na água, garanta que sua pele esteja completamente seca para evitar coceiras, alergias e mau cheiro.

Temperamento

Golden Retriever é extremamente dócil, companheiro e gosta de agradar. São simpáticos mesmo com pessoas e animais que nunca viram antes, amam brincar, correr e nadar, e fazem amizade com todo mundo. Por sua natureza amorosa e acolhedora, não são cães de guarda, mas sim de companhia. Isso não quer dizer que não estejam atentos aos seus tutores, já que são totalmente leais, mas não têm em si aquele instinto territorialista exacerbado o bastante para rosnar ou latir para cães e pessoas desconhecidas.

São cachorros com altíssimo nível de energia, que precisam estar entretidos e ter oportunidades para gastá-la de maneira saudável. Do contrário, podem ficar entediados e desenvolver comportamento destrutivo, para além das características da raça, que fala de indivíduos bastante bagunceiros.

Podem se beneficiar bastante de desafios intelectuais, como aqueles promovidos pelo enriquecimento ambiental.

Inteligência e adestramento

O cachorro da raça Golden Retriever é muito inteligente e gosta de agradar, o que torna seu adestramento bastante fácil. Aprendem truques e comandos com facilidade, principalmente quando o processo se inicia quando ainda são filhotes, e por isso mesmo são muito utilizados como cães de serviço, como cão-guia para deficientes visuais ou cão de apoio emocional, entre outros.

Você pode contratar um adestrador para ajudar a ensinar truques e comandos mais complexos ou ensiná-los você mesmo, desde que tenha constância e frequência de repetição. Ensiná-los a fazer xixi e cocô no tapete higiênico, por exemplo, vai ser bem simples.

Apesar de amarem comer e adorarem um bom petisco, os cães da raça Golden Retriever podem se contentar com demonstrações de afeto e palavras de encorajamento como recompensa por seu bom comportamento.

Uma dica importante é ensinar o cachorro a somente entrar na água (seja piscina, mar, lagoa ou rio) depois do seu comando. Além de ser uma questão de mostrar para ele que você é quem manda, é fundamental para a segurança do próprio animal.

Alimentação

A alimentação do Golden Retriever deve ser feita com ração de qualidade, considerando a fase da vida em que está o animal (filhote, adulto ou idoso) e também se há alguma necessidade especial no momento. Existem rações específicas para a raça que consideram suas características, bem como petiscos.

Por ser um cachorro grande e muito ativo, alguns tutores acabam exagerando na quantidade de comida porque o cão demora a aparentar o sobrepeso. Caso isso aconteça, a propensão a problemas no coração pode se tornar ainda maior. O acompanhamento por um médico veterinário é fundamental.

Brinquedos e passeio

Golden Retriever é feito para correr, brincar e nadar. Ele ama atividades ao ar livre, especialmente se for na companhia do seu tutor. Passeios ao menos duas vezes por dia são fundamentais para manter os níveis de energia controlados e prevenir comportamentos destrutivos.

No que diz respeito aos brinquedos, cabe uma explicação: a palavra Retriever vem da expressão em inglês to retrieve, que significa recuperar, buscar ou trazer de volta. Sendo assim, cães da raça são excelentes em brincadeiras com bolinha, frisbee ou gravetos (próprios para cães). Eles também costumam amar cordas, brinquedos de roer, bichos de pelúcia e de borracha que possam levar para todo lado. Com relação às guias, aquelas que são do tipo peitoral costumam ser mais adequadas para os cães que já estão acostumados com passeios na rua.

Convivência e socialização

Inteligente e com curva de aprendizagem rápida, o Golden Retriever pode, em pouquíssimo tempo, ser ensinado a zelar por uma criança ou um idoso, por exemplo. Como são grandes, fortes e um tanto estabanados, o ideal é que sejam ensinados desde filhotinhos a agirem com mais calma para não machucar alguém sem querer com um esbarrão, por exemplo.

Não são cães agressivos, com os quais tenhamos que nos preocupar se vão morder ou avançar em alguém. Pelo contrário, são muito amáveis e tendem a se dar bem com todos. Mas vale a pena ensinar a serem um pouco mais calmos quando filhotes para que sua personalidade expansiva não se torne um problema na idade adulta.

Casa ou apartamento?

Ainda que seja um cachorro “ligado no 220v”, o Golden Retriever é um cão de companhia. Ou seja, mesmo se você morar em uma casa com um grande quintal, ele vai preferir estar perto de você a maior parte do dia.

Espaços ao ar livre em que ele possa correr com segurança são excelentes, bem como passeios intensos ao menos duas vezes por dia para gastar um pouco da energia que a raça tem de sobra. Mas, no intervalo das brincadeiras, o que esse cachorro quer mesmo é estar bem pertinho de você.

Pronto para ter um filhotinho de Golden Retriever?

Todas as informações que disponibilizamos aqui são dados gerais sobre a raça. A personalidade de cada cachorro ainda pode variar bastante, e depende diretamente da atenção, cuidado e adestramento que ele recebe, principalmente quando é filhote.

A popularização da raça nos últimos anos fez com que várias pessoas de índole questionável começassem a criar os cães, sem qualquer cuidado ou critério, apenas para obter lucro. Se você está decidido sobre trazer um filhote de Golden Retriever para a sua vida, procure criadores responsáveis, converse com outros tutores, verifique as condições de higiene e saúde em que vivem os cachorros e denuncie se encontrar qualquer irregularidade. O Golden Retriever será apaixonado por você e sua família durante toda a vida, e merece todo amor, carinho e respeito da sua parte.

Gostou do nosso artigo sobre Golden Retriever? Conte pra gente, aqui nos comentários, que outra raça você gostaria de ver no nosso guia. Até a próxima!

Deixe um comentário