Guia de Raças | Pastor Alemão: inteligente e leal

Muito inteligente, fiel e corajoso, o Pastor Alemão é uma das raças mais conhecidas no mundo todo como cão de trabalho. Utilizados frequentemente como cães de guarda, cães policiais e também de resgate, têm uma postura que pode ser até intimidadora para quem não conhece, mas são amorosos, brincalhões e muito companheiros.

Características gerais da raça

Energia 🐶🐶🐶🐶🐶
Obediência 🐶🐶🐶🐶🐶
Inteligência 🐶🐶🐶🐶🐶
Territorialismo 🐶🐶🐶🐶🐶
Apego ao dono 🐶🐶🐶🐶🐶
Tendência a latir 🐶🐶🐶🐶
Relação com crianças 🐶🐶🐶🐶
Relação com outros animais 🐶🐶🐶
Bom para apartamento 🐶🐶

 

Peso 30 a 45 kg
Altura 57 a 65 cm de altura, considerando o dorso do animal
Expectativa de vida de 10 a 14 anos

 

Origem da raça

Como o próprio nome já indica, a raça foi desenvolvida a partir de cães pastores que existiam nas regiões centrais e do sul da Alemanha. O objetivo era criar um cão de trabalho, que fosse inteligente, resistente e muito bom em cumprir tarefas.

O registro da raça como conhecemos hoje aconteceu apenas no século XVIII, mas já no século XII há relatos de um animal com comportamento e características típicos do Pastor Alemão, porém com a pelagem mais clara.

O século XX teve início com uma série de conflitos relevantes, e o Pastor Alemão teve um papel fundamental em vários deles: foram cães mensageiros, batedores, carregadores e sentinelas em ações policiais e militares, inclusive durante a Primeira e a Segunda Guerra.

Quando foram importados para os Estados Unidos e para o Reino Unidos, os cães da raça eram muito associados com a Alemanha da época nazista e, por isso, sofriam preconceito. A solução foi alterar o nome da raça para Cão Pastor e Lobo da Alsácia, mas a mudança não durou muito tempo. Logo depois esses animais extraordinários voltaram a ser conhecidos em todo o mundo como Pastor Alemão, e assim permanece até hoje.

Cuidados de saúde

Ativo, saudável, forte e cheio de energia, o Pastor Alemão é o típico cão de trabalho, ou seja, precisa ter uma função no lugar onde mora e na família da qual faz parte para se sentir útil. Não costuma ter problemas de saúde comuns, porém algumas doenças tendem a acometer a raça com mais frequência.

Dentre elas, a displasia coxofemural, que afeta os quadris, a mielopatia degenerativa, que compromete a coluna, dermatites e eventuais problemas nos ouvidos, como otites, que podem acontecer porque os canais auditivos ficam desprotegidos.

Um dos principais cuidados com esta, e na verdade com qualquer outra raça, é garantir que o cão possa consumir ração de qualidade regularmente. Por mais que eles sejam pidões e queiram comer guloseimas e até mesmo alimentos de consumo humano, é preciso resistir e manter a alimentação regrada e sob controle para evitar sobrepeso e problemas renais, por exemplo.

Higiene

A pelagem do Pastor Alemão é considerada semi-longa e bem assentada. Os fios são grossos e ásperos, com cores que variam do preto, marrom, dourado, cinza e amarelo. Uma das marcas registradas da raça é a pelagem preta cobrindo o dorso do animal, como se fosse uma capa. Não é à toa que esses animais são conhecidos como Pastor Alemão de Capa Preta aqui no Brasil.

A troca de pêlo acontece durante todo o ano, e por isso a escovação regular, com o uso de escovas do tipo rasqueadeira, é tão importante. Os banhos devem ser periódicos, utilizando sempre shampoos e condicionadores próprios para cães, e as unhas devem ser mantidas aparadas caso não se desgastem naturalmente em pisos mais ásperos, como quintais e calçadas.

Nesse caso, você mesmo pode fazer o serviço utilizando um aparador de unhas ou, se preferir, procurar o serviço de um Pet Groomer de confiança na sua cidade.

Temperamento

A cara de malvado pode assustar muita gente, e esse é um cão que pessoas desconhecidas devem mesmo abordar com cautela. Muito leal e protetor da família, é um perfeito cão de guarda. Atento, vigilante e muito inteligente, tem naturalmente um instinto de cuidado com seu território e humanos que precisa, inclusive, ser bem administrado desde que é filhote.

Por isso é tão importante fazer um bom trabalho de socialização do Pastor Alemão, incluindo crianças e outros animais, para que não se torne agressivo e tenha o temperamento mais equilibrado possível.

Como dissemos, essa é uma raça que precisa ter uma função para se sentir útil. Então, atividades físicas como passeios, corridas e brincadeiras são fundamentais para gastar a energia do Pastor Alemão, evitando que ele fique entediado, deprimido e desenvolva um comportamento destrutivo.

Inteligência e adestramento

Considerado um dos cães mais inteligentes do mundo, o Pastor Alemão é bastante fácil de ensinar, necessitando de poucas repetições para aprender comandos importantes, como sentar, deitar e ficar, além do tapete higiênico como local certo para fazer xixi e cocô.

Sua lealdade e vontade de agradar o tutor são seus principais fatores de motivação para aprender. Sendo assim, manifestações de afeto e encorajamento, como carinho e palavras de reforço costumam ser mais do que suficientes para que ele entenda o que deve ou não fazer.

Essa não é uma raça que dispensa petiscos, mas diferentemente de outras mais comilonas, o recurso não costuma ser imprescindível na hora do adestramento. É fundamental iniciar o processo com o cachorro ainda filhote, desde o primeiro dia em casa, para que ele compreenda as regras e o que é esperado dele.

Jamais use violência física e de gritos para ensinar um cachorro. Isso pode fazer com que traços e comportamento indesejados e perigosos, como a agressividade derivada de seu instinto protetor, fique desnecessariamente aflorada. Existem outras maneiras de ensinar e educar um cachorro, sendo o amor e o respeito as melhores delas.

Alimentação

A alimentação do Pastor Alemão deve ser feita com ração de qualidade, considerando a fase da vida em que está o animal (filhote, adulto ou idoso) e também se há alguma necessidade especial no momento. Existem rações específicas para a raça que consideram suas características, bem como petiscos.

Por ser um cachorro grande e muito ativo, o gasto de energia é bem elevado. Isso não quer dizer que você precise compensar com vários petiscos ou alimentação fora de hora. Siga as orientações do médico veterinário que faz o acompanhamento do seu cachorro com relação à frequências das refeições, quantidade em cada uma delas e tipo de ração que você deve oferecer.

Brinquedos e passeio

O pastor Alemão é um cão considerado mais sério, mas não se engane: ele adora brincar! Aqui, é preciso buscar o equilíbrio entre as brincadeiras físicas, como a querida bolinha, o frisbee ou os gravetos próprios para cachorro, e também os estímulos intelectuais.

Como são cães muito inteligentes, podem se beneficiar bastante do enriquecimento ambiental, com atividades que o tirem do tédio e evitem comportamentos ruins como destruição de objetos e lambedura excessiva de patas, por exemplo.

Uma recomendação extra é dar preferência aos brinquedos mais resistentes, visto que a potência da mordida do Pastor Alemão é bem elevada. Brinquedos como cordas, itens para roer e outros que exijam o raciocínio para conquistar o petisco são excelentes opções.

Os passeios devem ser feitos ao menos duas vezes por dia, mesmo que você more em casa e tenha quintal. Isso porque o processo de farejar novos ambientes, interagir com outros animais e pessoas e conhecer outros lugares é fundamental para evitar que o cachorro se torne agressivo ou excessivamente territorialista.

Durante os passeios, muitos tutores preferem guias peitorais, para animais já socializados, ou então do tipo colar, que em teoria aumentam o controle do tutor sobre o animal caso seja necessário freá-lo por algum motivo. Avalie se é o caso de colocar uma focinheira no seu pet, e consulte sempre o médico veterinário para obter orientações adequadas e seguras.

Convivência e socialização

O Pastor Alemão é perfeitamente capaz de conviver bem com outros animais e crianças, desde que ensinado quando ainda é filhote. São cães grandes e fortes, e precisam ser ensinados a serem mais delicados, sobretudo para não machucar alguém sem querer, como em uma brincadeira de pegar.

Considerado tímido e reservado com pessoas e animais desconhecidos, o Pastor Alemão precisa de tempo, regularidade e presença do tutor para aprender a se comportar em diversas situações, conseguindo diferenciar ocasiões de perigo, em que precisa proteger sua família, de outras em que pode relaxar.

Casa ou apartamento?

O Pastor Alemão é um típico cão de quintal, jardim e outras áreas externas, que gosta de poder transitar no interior da casa e ficar próximo de seus tutores. São muito comuns aqueles que, inclusive, dormem no quintal, tomando conta da propriedade durante a noite.

Isso não quer dizer, no entanto, que não precisem de um lugar abrigado da chuva, do sol, do frio e do calor excessivo para descansarem. Cães de quintal precisam ter um lugar seguro e confortável para dormir, comer e fazer suas necessidades.

Se você pretende ser tutor de um Pastor Alemão mas mora em apartamento, isso não é impossível, mas você precisa garantir que o pet terá acesso a passeios diários para se exercitar e gastar energia. Não basta uma voltinha no quarteirão apenas para fazer xixi e cocô: é preciso levá-lo para parques, quadras e outras áreas seguras onde possa correr e brincar livremente.

Pronto para ter um filhotinho de Pastor Alemão?

Todas as informações que disponibilizamos aqui são dados gerais sobre a raça. A personalidade de cada cachorro ainda pode variar bastante, e depende diretamente da atenção, cuidado e adestramento que ele recebe, principalmente quando é filhote.

Por terem características muito fortes de cães de guarda e proteção, infelizmente não é raro encontrar Pastores Alemães com comportamento agressivo e violento mesmo sem a menor necessidade. São animais que sofrem maus-tratos, não recebem afeto, carinho e atenção e podem achar que a única maneira de agradar seus tutores é sendo violento com estranhos, sejam eles outras pessoas ou animais.

Se você estiver planejando se tornar tutor de um cachorro dessa raça, pesquise sobre criadores responsáveis na sua cidade ou estado, converse com outros tutores, verifique as condições de higiene e saúde em que vivem os cachorros e denuncie se encontrar qualquer irregularidade.

Gostou do nosso artigo sobre o Pastor Alemão? Conte pra gente, aqui nos comentários, que outra raça você gostaria de ver no nosso guia. Até a próxima!

Deixe um comentário