Artigos

Quando colocar roupa no cachorro?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Olá pessoal, o mercado de roupas para pet esta cada vez mais aquecido e os nossos queridos cachorros estão cada vez ganhando mais espaço em nossas casas. Alguns tem brinquedos personalizados e camas como seus nomes, dignos de verdadeiros membros da família.

A polêmica é grande quanto a humanização e indo direto ao ponto será que vestir os cachorros é apropriado? E, se a resposta for sim,  quando colocar roupa no cachorro?

Para começar é bom que se diga que não há certo ou errado e sim limites que devem ser estabelecidos. O importante é deixa-lo confortável e usar um pouco de bom censo que, acredito, todos tenham. Além de saber separar cachorros de humanos.

Cachorros gostam de ser cachorros

Dentre as razões mais comuns entre os nos viciados em cachorros para vesti-los são o frio do inverno, para proteger de diversas intempéries e também por pura diversão. Acredito que todas as opções são validas desde que você não prive seu cachorro de ser cachorro. Trocando em miúdos a roupa ou adereço deve ser algo que não incomode ele de forma nenhuma.

O Frio

Cachorros de pequeno porte, principalmente os de pelo curto, são mais suscetíveis as mazelas do frio, portanto é indicado nessas circunstancias (sem exagero). Outras raças com baixo índice de gordura corporal também merecem atenção, os galgos, nesse caso, é um ótimo exemplo.

Em contrapartida cachorros de pelo comprido já apresentam uma barreira natural para o frio e não devem ser adereçados. No mais, considere ler abaixo como apresentar e vestir seu cachorro sem traumas.

Proteção

Não vou entrar em questão dos cães de trabalho como cães-guia ou de busca e salvamento, pois acredito que não vem ao caso. Óculos de sol para cachorros é um caso a parte. Digo isso porque eles cumprem com o prometido, protegendo o cachorro do sol e poeira, mas também pode não ser muito bem aceito pelo seu melhor amigo. Óculos para cachorros podem ser muito desconfortáveis.

Cachorros não entendem que o óculos como proteção e sim como algo que está atrapalhando sua visão. Digo que deve ser usado só quando extremamente necessário.

Diversão

De trajes de Halloween a pijamas, há também os que vestem seus cães por pura diversão. Vestir o seu Pug como uma rena para o Natal, decorar o seu Sheepdog com um manto após o banho ou vestir o seu Labrador em um smoking em seu dia do casamento.

Como dito anteriormente, não há nada de errado em vestir seu cachorro deste jeito, desde que ele não se sinta desconfortável com isso.

Seja cuidadoso

Um dos fatores mais importantes em vestir um cachorro com sucesso é a introdução/apresentação dele perante a roupa ou objeto. Não seja rude ou grite com ele. Isso pode resultar em um cachorro aterrorizado e alguns machucados em sua mão.

Faça isso
• Permita que o seu cachorro cheiro a roupa/objeto antes de vesti-lo/usa-lo.
• Certifique-se que ele (e você) esteja num estado calmo.
• Esteja certo que a roupa ou objeto se encaixam corretamente. Roupas grandes demais podem se prender facilmente e o cachorro pode acabar machucado quando, por ventura, tentar retirar a roupa. Roupas pequenas demais são altamente desconfortáveis e também machucam.
• Sempre supervisione um cão vestido para impedi-lo de mastigar as roupas ou se enroscou em alguma coisa.
• Um cão “nu” é geralmente preferível quando envolvido em atividade física, como correr, áspero habitação, ou de qualquer jogo. Isto ajudará a prevenir lesões e de super aquecimento.

Conclusão

Vestir um cão é sempre um assunto discutível. Alguns defendem as roupas e outros acham que é desumano fazer com que os cachorros tenham que usá-las.

Ao decidir se a moda é apropriado para seu animal de estimação, considere seus gostos e desgostos, sua personalidade, e suas necessidades. Não force qualquer cão a vestir roupas, principalmente um cão nervoso ou tímido. Se seu cão parece ser indiferente sobre a roupa ou ele gosta de usá-las, pode ser razoável vesti-lo de vez em quando.

Se o seu cão precisa usar algum tipo de vestuário de proteção ou o calor, proporcionando, certifique-se de apresentá-lo a ele de uma forma calma e tranquilizadora.

Apesar que usar roupas não é natural para um cão, muitos cães se ajustam a ideia. Alguns apenas toleram. Alguns parecem completamente indiferentes. Outros parecem absorver e prosperar em toda a atenção a sua roupa lhes traz. A resposta à pergunta “Será que é certo?” realmente depende do cão e da situação.

E você o que acha?

Eu sou Gabriel, tenho 28 anos e sou veterinário. Eu adoro animais e vivo no interior de São Paulo. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre animais com as pessoas que se interessam por eles.

Escreva um comentário