A importância da nutrição para o seu cão

A importância da nutrição para o seu cão pode significar a conquista de uma vida longeva e, mais do que isso, saudável. Uma alimentação balanceada, de modo que atenda todas as necessidades nutricionais do cachorro, vai sofrendo alterações com o tempo, justamente porque o estágio da vida do cão (filhote, jovem, adulto e idoso) e suas condições específicas de saúde (prenhe, amamentando, com sobrepeso, alergias, antes ou depois de passar por uma cirurgia, dentre outros fatores) afetam diretamente o organismo do pet.

Por isso, considerar a melhor alimentação possível desde que o cachorro é filhote é imprescindível para que ele tenha uma excelente saúde geral e desempenho futuro. Uma nutrição inadequada, com excesso ou deficiência de nutrientes, pode resultar em alterações fisiológicas importantes, capazes de predispor o organismo do animal a apresentar sérios problemas, como o mau desenvolvimento corporal e má constituição óssea, obesidade e alterações reprodutivas.

A nutrição para o seu cão muda ao longo da vida

Os cães têm diferentes necessidades nutricionais durante suas fases de vida. Uma dieta para cães adultos pode fornecer nutrientes em excesso para um cão que seja sedentário, e não fornecer nutrientes suficientes para uma cadela que está amamentando e nem para um filhote em crescimento, por exemplo. Portanto, não há uma fórmula mágica capaz de atender todas as fases sem alterações.

Além de ter uma variação em suas necessidades nutricionais ao longo da vida, os cães também têm necessidades nutricionais diferentes das dos humanos. Desta forma, o fornecimento de restos de comida ou petiscos de consumo humano para os cachorros não é nada adequado.

Cachorros que consomem comida do nosso dia a dia, como arroz, feijão e carne condimentada ao nosso gosto, podem desenvolver sérios problemas de saúde e deficiências nutricionais. O uso de pimenta, por exemplo, não é bom de nenhuma maneira para o organismo dos pets.

Imagine só os cães selvagens, há milhares de anos. Sua dieta era composta basicamente de carne fresca e vegetais. Não havia arroz com tempero em pó, feijão com orelha, rabo e pé de porco, temperado com alho, sal, pimenta e folhas de louro. Uma bela feijoada como esta é gostosa? É, mas os cães não estão preparados para esse tipo de alimentação.

Alimentação adequada para cães

Como dissemos, os cães comiam carne crua, apenas, sem nenhum tipo de condimento. Na verdade, se formos analisar de maneira mais profunda, nem mesmo para nós, humanos, esse tipo de comida muito condimentada faz bem.

Vale a pena até mesmo fazer um teste: se o seu cão consome apenas alimentação humana no dia a dia, experimente oferecer somente ração ao longo de um mês inteiro. Naturalmente, é provável que 90% deles recusem a ração e não aceitem comer, mas depois de um tempo mudam de ideia.

Quando perceber que o animal voltou a se alimentar normalmente, prossiga com a ração durante mais um mês. Você vai notar algumas coisas, como fezes mais durinhas e secas, pelo mais brilhoso e bonito, com menor queda também, redução de alergias, coceiras de pele e problemas respiratórios, devido ao fortalecimento do sistema imunológico que proporciona uma melhora geral na saúde do cachorro.

A importância da água para uma boa nutrição para o seu cão

Em todas as fases da vida do cachorro é preciso que ele tenha acesso regular à água limpa, fresca e em quantidade livre, ou seja, sempre disponível. Todo o processo metabólico dos cães depende diretamente de uma hidratação adequada, assim como acontece conosco.

Pela crescente importância dos animais em nossas vidas, a nutrição de cães e gatos caminha paralelamente aos avanços na nutrição humana, com grande foco no uso de ingredientes funcionais que aumentam a qualidade e expectativa de vida dos pets, tornando a vida dos nossos companheiros melhor e mais saudável.

Sendo assim, ao procurar por uma ração para garantir uma boa nutrição para o seu cão, escolha sempre aquela que se adeque a fase de vida em que ele está, oferecendo em porções de tamanho adequado, e com frequência própria para cada animal. A alegria e bem-estar de nossos cães é, também, nossa alegria e bem-estar. Até a próxima!

Deixe um comentário