Cachorro pode comer goiaba?

Dentre as frutas mais populares, não dá para se esquecer da goiaba. Inclusive, ela também é uma das que os tutores de cachorros costumam oferecer, mas a verdade é que muitos nem mesmo sabem se cachorro pode comer goiaba e se essa é uma fruta segura.

Será que existe algum risco ao se oferecer a goiaba ao seu cãozinho? Será que essa é uma fruta liberada pelos veterinários? De quanto em quanto tempo se pode dar ao seu pet?

Todas essas dúvidas são bastante comuns, especialmente em tutores com menos experiência. É por isso que preparamos este artigo com todas as respostas sobre se cachorro pode comer goiaba ou não. Confira!

Cachorro pode comer goiaba?

Para os tutores cujos cachorrinhos são apaixonados por goiaba, uma boa notícia: cachorro pode comer goiaba, sim! De acordo com os veterinários, a goiaba é uma fruta que consegue repor vários nutrientes em seu melhor amigo, além de ela ser saborosa. Aliás, o seu sabor doce faz com que muitos cachorros queiram consumi-la.

No entanto, é preciso fazer a ressalva de que cachorro pode comer goiaba, mas não pode ser ingerida sempre pelo animal: à semelhança do que se recomenda com outras frutas, é preciso ter moderação quando se oferece a goiaba.

Vantagens de o seu cachorro consumir a fruta

Cachorro pode comer goiaba e são muitos os benefícios do animalzinho que ingere essa fruta, como os seguintes:

Vitamina do complexo B

Uma das coisas que compõem a goiaba são essas vitaminas e elas são essenciais para que as células dos cachorros fiquem saudáveis por mais tempo. Não é à toa que elas são consideradas oxidantes, mantendo os cachorros mais jovens.

Além disso, essas são vitaminas indispensáveis para que o sistema nervoso do animal esteja saudável. Dessa forma, funções como respiração, movimentação e mastigação seguem sem se alterar, mesmo com mais idade.

Vitamina A

Dentre as principais razões para o seu cachorrinho consumir vitamina A está o fato de que ela proporciona mais saúde aos olhos. Desse modo, animais que têm tendência a problemas de visão precisam sempre de uma reposição de vitamina A, além daqueles que já estão com algum problema, e esse é um dos motivos ao qual cachorro pode comer goiaba.

Vale dizer que há ainda outra função importante para a vitamina A, que é a síntese hormonal. Isso é indispensável para a manutenção do peso do seu cachorro, por exemplo.

Fibras

A goiaba faz parte das frutas que têm boa quantidade de fibras e isso evita que o animal tenha problemas de constipação. Afinal, não conseguir fazer cocô acaba causando uma série de desconfortos no cachorro, como enjoo, gases em excesso e uma intensa dor abdominal.

Portanto, vale a pena que as fibras façam parte do cotidiano do seu melhor amigo e uma das formas mais saborosas é oferecer goiaba a ele.

Como se pode ver, cachorro pode comer goiaba e existem razões de sobra para que essa frutinha doce faça parte da dieta do seu cachorrinho, desde que ela seja oferecida da maneira correta.

Como cachorro pode comer goiaba?

A forma mais simples de se oferecer essa fruta ao seu cãozinho é picando em alguns pedaços e colocando em um potinho separado da ração.

Essa é uma coisa essencial de se dizer porque alguns tutores acabam colocando tudo no mesmo pote e isso faz com que a ração perca a sua consistência. Sendo assim, ela já não ajuda na retirada do tártaro dos dentes.

Outro problema de fazer isso é que a goiaba acaba tendo o seu sabor contaminado pela ração, o que faz com que seu melhor amigo possa recusá-la. Outra forma viável de oferecer essa fruta ao seu cachorrinho é como um petisco, dando-a diretamente na sua boca.

Vale dizer que, nos dias de calor, um sorvetinho de goiaba pode agradar bastante seu cachorrinho e é só colocar os pedaços da fruta para congelar. É bastante simples: deve-se colocar no liquidificador um copo de água filtrada e os pedaços da goiaba, batendo tudo e levando a forminhas de gelo.

Sementes e cascas da goiaba precisam ser retiradas!

De maneira geral, as pessoas que oferecem frutas aos seus cachorros são orientadas a retirar as sementes, com exceção do morango. O motivo para ser tão importante retirar as sementes é que elas, normalmente, têm substâncias tóxicas que afetam a saúde do seu melhor amigo.

Há animais, inclusive, que precisam de atendimento veterinário justamente porque eles consumiram sementes de frutas e tiveram mal-estar, destacando que isso pode até ser fatal. Sendo assim, antes de bater a goiaba para fazer sorvete ou mesmo ao picar os pedaços para o cãozinho, é preciso ter o cuidado de retirar absolutamente todas as sementes.

No caso da casca, ela não é tóxica, mas existem muitos cachorros que acabam se engasgando quando tentam comê-la. Isso é especialmente perigoso quando o cãozinho é de pequeno porte.

Outro problema é que o estômago do cachorro não costuma conseguir digerir a casca, sendo esse mais um motivo pelo qual se deve retirá-la da fruta. No caso de o cachorro consumir a casca, é possível que ele tenha cólica intensa, além de gases e de vômitos. Tudo isso porque o organismo deseja colocar para fora algo que não consegue aproveitar.

Cachorro pode comer goiaba com sementes ou com a casca?

Caso o seu melhor amigo, por algum acidente, acabe consumindo as sementes ou a casca da goiaba, os procedimentos podem variar. Se for a semente, o melhor é procurar um veterinário o mais rápido possível contando o que aconteceu. Dessa maneira, o especialista vai fazer exames para analisar se o cachorro está intoxicado e fazer medicações profiláticas.

Já no caso da casca, que não tem toxinas, o melhor é aguardar algumas horas para ver se o cachorro fica prostrado e se demonstra qualquer tipo de mal-estar. Se isso acontecer, o auxílio veterinário também é o mais indicado.

Vale a pena dar o suco da fruta?

Muitas pessoas acabam dando o suco da goiaba para o cachorro consumir em vez da fruta em si e isso não é tão benéfico, de acordo com os veterinários.

A razão é que o suco tende a ser mais doce e pode fazer com que a glicemia dos cãezinhos fique mais alta. Pensando nisso, o mais seguro é que o cachorro consuma sempre a fruta como sorvete ou in natura.

E o doce de goiaba?

Pode parecer surpreendente, mas há muitas pessoas que desejam dar o doce de goiaba ao seu cachorrinho. Afinal, se a fruta é benéfica, por que o doce também não seria, não é? A realidade, entretanto, é que o doce de goiaba é bastante contraindicado para os cachorros, exatamente por causa da quantidade de açúcar que ele contém.

Qualquer um que tenha comido um pouco de goiabada na vida sabe que, depois, é necessário beber água. Basta imaginar o efeito de todo esse açúcar no organismo sensível de um cão para concluir que não é uma boa ideia.

Cachorro pode comer goiaba com moderação

Mesmo que a goiaba tenha diversos nutrientes que ajudam a saúde do seu cachorro, é claro que ela não deve ser oferecida em grandes quantidades. É suficiente dar uma goiaba ao cãozinho a cada quinze dias ou três semanas.

Deve-se ressaltar sempre que essa goiaba precisa estar fresca e é interessante verificar se não há nenhum bichinho nela antes de dá-la ao cachorro. A recomendação é que a goiaba seja comprada em feiras.

Sabia que seu cachorro pode comer goiaba?

Seu cãozinho tem o costume de comer goiaba? Tem mais dúvidas sobre alimentos que cachorro não pode comer? Conte para nós nos comentários! Não se esqueça de compartilhar este texto para informar ainda mais pessoas!

Deixe um comentário