Cachorro pode comer manga?

Para quem gosta de um sabor mais azedinho, é claro que a manga fica dentre as suas frutas favoritas. Justamente por isso é que muita gente deseja poder dar essa fruta ao seu cachorrinho, especialmente nos dias mais quentes. Considerada uma fruta muito refrescante, a manga também acaba sendo razão para muitas dúvidas entre os tutores: cachorro pode comer manga? Existe algum risco?

É muito positiva a preocupação a respeito dos alimentos que cachorro não pode comer, uma vez que existem diversas coisas que são extremamente tóxicas para esses pets. Se você faz parte das pessoas que querem saber se cachorro pode comer manga ou não, aqui está a resposta!

Cachorro pode comer manga?

Não é preciso ter medo de dar a manga ao seu melhor amigo de quatro patas: essa é uma fruta liberada pelos veterinários e cachorro pode comer manga sim! O principal motivo é que a manga tem a capacidade de repor muitos nutrientes para esses animais, reforçando a sua saúde e aumentando a sua expectativa de vida.

Além disso, por causa do sabor da manga, é bem fácil de os cachorros a aceitarem, coisa que não acontece necessariamente com todas as frutas. Porém, mesmo que a manga seja uma boa opção de fruta para o seu cachorrinho, ela não deve ser consumida de forma desenfreada. Entenda mais detalhes a seguir!

Por que dar manga ao seu cão?

A manga é uma fruta que reúne uma quantidade enorme de vitaminas, sendo por isso que o seu consumo é recomendado pelos veterinários. A seguir, alguns dos efeitos positivos de dar essa fruta para o seu melhor amigo:

1. Melhora o sistema nervoso

O sistema nervoso é responsável por comandar os movimentos do animal, além de manter as suas funções, como mastigação, respiração e muito mais.

Por causa da presença de vitaminas do complexo B, a manga é uma ótima alternativa para cuidar do sistema nervoso do animal. Além disso, essas vitaminas são excelentes para manter a saúde das células do cão.

2. Melhora a coagulação do sangue

É fundamental que a coagulação do sangue se mantenha em dia porque isso ajuda a evitar hemorragias e outros problemas de saúde no animal. A manga tem muita vitamina K, que também é muito importante para o aproveitamento de proteínas, por isso é um dos motivos que cachorro pode comer manga.

3. Mantém os olhos saudáveis

É necessário manter a saúde dos componentes dos olhos em cachorros de todas as idades, mas isso é ainda mais importante nos cães idosos. A vitamina A presente na manga é a responsável por ajudar a deixar os olhos saudáveis.

4. Reduz o envelhecimento

Quanto melhor o cachorro envelhecer, mais disposto ele estará e menos doenças ele desenvolverá. A vitamina E que a manga tem ajuda exatamente a diminuir o envelhecimento dos cachorros devido à sua função antioxidante.

5. Melhora o funcionamento do intestino

A manga é uma fruta repleta de fibras e isso faz com que o animal consiga evacuar sem dificuldade. Assim, evita-se que o cão fique com a barriga inchada, que ele tenha acúmulo de gases e diversos tipos de mal-estar.

Cachorro pode comer manga verde também?

‘Além da manga madura, aquela de coloração mais avermelhada ou alaranjada, há muitas pessoas que gostam de consumir manga verde, especialmente com sal. Mesmo que isso seja muito gostoso para as pessoas, é bastante contraindicado para os cachorros.

Afinal, se a manga está verde, é claro que ela não está pronta para ser digerida. Portanto, não se deve dar a manga verde para o cachorro porque isso pode gerar um incômodo gastrointestinal intenso.

Um dos principais problemas é que o cachorro vai sentir má digestão, não querendo comer e tendo dor de estômago. Em alguns casos, o animal pode vomitar porque o organismo vai querer eliminar o que não está sendo digerido.

Qual é a melhor maneira de dar a manga ao cachorro?

Cachorro pode comer manga ou não

O mais seguro, de acordo com os veterinários, é que o cachorro pode comer manga picada, devendo-se prestar atenção ao tamanho de cada pedaço. Se a raça for maior, como um golden ou um pastor alemão, o pedaço da manga poderá ser maior também. Contudo, raças pequenas, como o poodle, devem receber apenas pedaços pequenos da manga.

Nos dias de calor, uma boa ideia é amassar a manga e deixá-la congelando em forminhas de gelo. Entretanto, não se deve adicionar água porque isso vai diluir os nutrientes da fruta. Sendo assim, fazendo uma espécie de “geladinho” de manga, será possível refrescar o animal nas estações mais quentes e ainda garantir que ele esteja consumindo fibras e vitaminas.

Precisa retirar a casca?

O cachorro pode comer manga e ela é benéfica para o cachorro, mas, não se pode dizer o mesmo da sua casca. O motivo é que ela pode fazer muito mal ao sistema gastrointestinal do cão, fazendo com que o intestino fique até obstruído.

Como ocorre com a casca da banana, e, se você tem dúvidas se o cachorro pode comer banana, confira aqui, a casca da manga não pode ser digerida pelo organismo do cachorro. Assim, ela fica “parada”, não podendo ser eliminada pelas fezes.

É comum que os animais que comem a casca da manga acabem sofrendo com bastantes gases, além de vômitos e de dores abdominais. Tendo isso em mente, não se pode ter pressa na hora de descascar a manga, certificando-se de que toda a casca foi retirada antes de o cachorro comer a fruta.

Quanto se pode dar de manga por dia?

Como ocorre com a maioria das frutas, é preciso que o cachorro consuma de forma moderada. A maior razão é a quantidade de açúcar presente na manga, o que pode fazer bastante mal para a glicemia do seu melhor amigo.

É por causa disso que a recomendação é uma avaliação veterinária antes de adicionar a manga à dieta do seu cachorro. Levando em conta o peso, os níveis de açúcar no sangue e o peso, o veterinário vai determinar de quanto em quanto tempo a manga pode ser oferecida ao cachorro.

Contraindicações: quais cachorros não podem comer manga?

Levando em conta que a manga tem um sabor levemente azedo, os cachorros com histórico de problema estomacal não podem fazer uso dessa fruta.

O mesmo se diz dos animais que já têm a glicemia alta e precisam fazer um controle. É possível até que o veterinário permita que essa fruta seja consumida, mas em uma quantidade bastante baixa.

Não se deve deixar a manga junto à ração

Cachorro pode comer manga picada

Infelizmente, há muitos tutores que cortam a manga e a deixam junto à ração, tudo no mesmo pote. Isso é contraindicado porque a manga vai acabar amolecendo a ração, além de alterar o seu gosto.

Na realidade, tanto a fruta quanto a ração acabam tendo o seu sabor modificado por causa do contato e isso faz com que o cão não queira comer nem um e nem outro. Vale dizer que a manga deve ser retirada sempre que o cachorro terminar de comer: não se deve deixar os pedaços da fruta por muito tempo à disposição porque os mosquitos podem pousar neles e os contaminar.

O ideal é que os pedaços de manga sejam dados diretamente na boca do seu melhor amigo, como uma recompensa, ou que os pedaços sejam colocados em um pote à parte.

Outro detalhe importante é que a manga tem de ser comprada em um lugar sério e ser muito bem escolhida. Se ela estiver amolecida na compra, não é recomendada porque está perto de estragar.

Sabia que seu cachorro pode comer manga?

Já sabia que seu cachorro pode comer manga? Já dava essa fruta ao seu bichinho? Lembre-se de compartilhar este material com todo mundo que tenha cachorro para ajudar nas dúvidas de se o cachorro pode comer manga ou não!

Deixe um comentário